PUB

Política

Governo concede aval de 50 mil contos à Empreitel Figueiredo

O Governo de Cabo Verde concedeu, através do despacho nº 67/2022, de 10 de Junho, um aval, no valor de 50 mil contos, à empresa Empreitel Figueiredo, destinado à compra de equipamentos de construção civil. O valor cobre 50% de um empréstimo contraído na banca e é concebido por um período de sete anos.  

 Através do despacho nº 67/2022, publicado esta segunda-feira, no Boletim Oficial, o vice-primeiro-ministro, ministro das Finanças e do Fomento Empresarial, Olavo Correia, autoriza a Direção-geral do Tesouro a conceder um aval de 50 milhões de escudos,  à Empreitel Figueiredo SARL.

O montante corresponde a 50% de um empréstimo de 100 mil contos, contraído junto ao Banco Comercial do Atlântico (BCA), e destinado à compra de equipamentos de construção civil.

O aval, segundo o despacho, é concedido por um período de 84 meses (sete anos), em conformidade com o prazo de maturidade do empréstimo.

Aposta no desenvolvimento do sector privado

Ainda de acordo com o despacho, o Governo fundamenta a decisão com o relevo dado, pelo executivo, ao desenvolvimento do sector privado, como motor do crescimento económico e combate à pobreza.

“Não obstante o novo quadro económico, decorrente da pandemia, com impacto direto em todo o tecido empresarial nacional, o Governo mantém a sua aposta no empoderamento do setor privado endógeno e na facilitação do financiamento à economia, com vista à realização das metas estabelecidas no Programa Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS)”, sustentou.

Plano de retoma

Neste sentido, continua, foi criado o Plano de Retoma da Economia Pós-Covid-19, que define um conjunto de medidas de apoios financeiros e não-financeiros, a beneficiar pequenas, médias e grandes empresas, visando a recuperação económica.

“O Plano de Retoma da Economia é implementado em parceria com as instituições financeiras nacionais, e consiste no acesso a linhas de crédito no intuito de estimular o financiamento as empresas, apoio à tesouraria e suprir as suas necessidades de liquidez, consolidando os instrumentos de garantia parcial de crédito”, explicou..

O empréstimo da Empreitel junto à banca, segundo o Governo, foi contratado a uma taxa de juros de 3,5%.

De notar que a Empreitel é uma empresa privada que faz, entre outras, obras públicas, estando, por exemplo, neste momento da obra de construção do terminal de Cruzeiros de São Vicente.

PUB

PUB

PUB

To Top