De visita à Escola Técnica João Varela, em Porto Novo, Santo Antão, o presidente da República, José Maria Neves, mostrou-se preocupado com a diminuição do número de rapazes nas salas de aulas e teme que este grupo fique para trás no sistema educativo.
José Maria Neves constata que as meninas têm estado em maior número nas escolas, se comparado com os rapazes. O que, como diz, mostra que os rapazes têm ficado para trás no sistema de ensino de forma geral.
Contudo, destacou o trabalho da Escola Técnica João Varela pelo trabalho que tem feito em colocar técnicos capacitados no mercado de trabalho.
Atualmente, esta estrutura de ensino forma, 140 jovens em áreas como contabilidade, administração, informática de gestão, mecanotecnia, entre outras.
Desafios
Desafios à educação
O Presidente da República referiu-se aos desafios que se colocam ainda à educação, destacando “a carência de recursos, de equipamentos e a necessidade de se investir fortemente na qualidade e na excelência”.
“Cabo Verde cresceu muito em vários domínios, nomeadamente na educação, onde já consentimos grandes investimentos, há um grande comprometimento dos professores e de toda a comunidade educativa no desenvolvimento da educação, mas temos desafios”, ressalvou.
Trabalho infantil
No Porto Novo, abordou, ainda, a questão de trabalho infantil que, a seu ver, precisa ser combatida em nome de “uma sociedade mais saudável”.
José Maria Neves está de visita a Santo Antão, a segunda em dois meses, para o diálogo com as pessoas e com as autoridades locais sobre os desafios desta ilha com vista à procura de resposta “numa perspectiva positiva”.