O Centro de Investigação em Género e Família (CIGEF), da Universidade de Cabo Verde, em Mindelo, promove, no próximo dia 14, um seminário sobre a “parentalidade responsável e masculinidades positivas”. Participam fazedores, usuários e analistas das leis da família em Cabo Verde.
De acordo com comunicado chegado a esta redação, a iniciativa tem por objectivo criar espaços de diálogo, com diferentes intervenientes, que no dia a dia se relacionam com o mundo do direito da família no país.
São, segundo a mesma fonte, fazedores, usuários e analistas das leis da família, nas suas dimensões jurídicas e sócio-antropológicas.
“Considerando um horizonte temporal e sócio-histórico da independência e a consequente necessidade de um quadro jurídico que espelhe maior diálogo entre o direito e práticas socioculturais”, o seminário questiona “como se tem dado a apropriação sociocultural das leis da família em Cabo Verde?”
Por um lado, visa tomar pulso da questão sobre usos e apropriações socioculturais e de género das leis da família em Cabo Verde, e, por outro, desenhar um projecto de investigação, para posterior aprofundamento do debate, a partir de ferramentas de pesquisa das ciências sociais.
Projecto de investigação
Os resultados da pesquisa servirão para a construção de um projeto de intervenção no domínio das relações de género, parentalidade responsável, masculinidades positivas e empoderamento sociocultural da sociedade cabo-verdiana.
O projecto terá como foco a apropriação das leis da família, sobretudo enquanto pessoas que recorrem à justiça para a intermediação dos conflitos familiares.
O encontro acontece entre as 8h30 e as 13h, na Faculdade de Educação e Desporto.