PUB

Mundo

Guerra na Europa: ONU defende Plano Urgente  de Transporte de Cereais

ONU (Organização das Nações Unidas) defende que é urgente definir um Plano para o Transporte dos mais de 20 milhões de toneladas de Cereais, retidos em armazéns no Porto Ucraniano de Odessa, no Mar Negro.

 O secretário-geral (SG) da ONU, o português António Guterres –avança pt.euronews.com -, alerta que os efeitos da Invasão Russa da Ucrânia na Segurança Alimentar, Energia e Finanças, estão a agravar-se e afectarão 1,6 mil milhões de pessoas. Se a situação continuar, o presente problema de acesso a alimentos dará lugar, no próximo ano, à sua escassez.

António Guterres afirmou que, três meses após à Invasão, “enfrentamos uma nova realidade, que é de sofrimento para os que se encontram na linha da frente e que ameaça desencadear uma onda sem precedentes de fome, miséria, e caos económico e social.”

O SG frisou que é urgente definir um Plano para o Transporte dos mais de 20 milhões de toneladas de Cereais retidos em armazéns, no Porto Ucraniano de Odessa, no Mar Negro.

Entretanto, em Ancara, as negociações entre a Rússia e a Turquia para o dito Transporte não foram conclusivas.

O Chefe da Diplomacia Russa, Sergei Lavrov, pronunciou-se pronto para garantir a Segurança do Transporte de Cereais, mas só após a desminagem das Zonas Portuárias da Ucrânia.

Enquanto isso, Ucrânia rejeitou as garantias da Rússia, considerando-as infiáveis.

PUB

PUB

PUB

To Top