A unidade de produção de gelo no Tarrafal de Monte Trigo, Porto Novo, Santo Antão, está paralisada há três meses. Com isso, os pescadores locais enfrentar dificuldades na conservação do pescado e têm mais despesas ao ter que ir adquirir o produto em Porto Novo e São Vicente.
Carlos Pires, responsável pela unidade de conservação do pescado, avança que por causa da avaria da unidade de gelo, os pescadores têm enfrentado “sérias dificuldades” para conservar o peixe.
Com isso são obrigados a adquirir o gelo na cidade do Porto Novo ou mesmo em São Vicente, com as despesas que isso acarreta.
A Associação dos Pescadores do Tarrafal de Monte Trigo tem vindo a denunciar a situação por que passam os operadores em termos conservação do pescado, numa altura em que tem havido “alguma captura” nesta comunidade piscatória.
Situação agravou-se
Nos últimos anos, a unidade de produção de gelo vinha funcionando de forma condicionada, mas agravou-se há três meses, quando deixou de operar.
Isto para “o desespero” dos pescadores que, segundo o presidente da associação da classe, Isaías Pires, têm sido “esquecidos” pelos poderes públicos.
Governo promete mudanças
Porém, o Governo garante estar a trabalhar para instalar no Tarrafal de Monte Trigo um complexo de pesca, que de entre outras infra-estruturas, incluirá um cais e um entreposto de frio.
A garantia foi dada a semana passada pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, durante uma visita a esta localidade que, a seu ver, tem “um potencial de pesca muito importante” que precisa ser aproveitado com a criação de infra-estruturas de apoio a esta actividade.
Além do cais de pesca e de equipamentos de frio, o Governo diz que pretende ainda apostar na formação dos pescadores e na instalação de um posto de venda de combustíveis para abastecer as embarcações.
A mesma fonte diz que os estudos técnicos para a construção do cais de pesca no Tarrafal de Monte Trigo já estão em curso, e que “o Governo vai fazer uma aposta forte” nas pescas no Tarrafal de Monte Trigo.
Aqui fica situado um dos mais importantes bancos de pesca do país.
C/Inforpress