Cabo Verde registou, no primeiro trimestre deste ano, um movimento de 5.488 aviões nos aeroportos e aeródromos nacionais. Isto representa, segundo o Instituto Nacional de Estatísticas (INE) um aumento de 137,2% no número de aviões movimentados, face ao trimestre homólogo de 2021.
Em termos de passageiros, os números de movimentos aumentaram, também, drasticamente. Entre Janeiro e Março deste ano houve 456.534 movimentos de passageiros nos aeroportos e aeródromos do país.
No igual período do ano passado, ainda em contexto de muitas restrições devido à pandemia, tinha-se registado apenas 96.157.
Isto significa um aumento de 374,8% no número de movimentos de passageiros nos aeroportos e aeródromos nacionais, face ao mesmo trimestre de 2021.
De notar que houve, igualmente, um aumento de 7,4% nas toneladas de cargas movimentadas nos aeroportos e aeródromos do país, entre Janeiro e Março deste ano.O mesmo se verifica no movimento de correios nas infra-estruturas
Portos
Em termos de navios nos portos nacionais, registou-se o movimento de 1 656 navios, o que representa um aumento de 8,0%, entre Janeiro e Março deste ano.
Enquanto o número de passageiros nessas estruturas cresceu 53,2%, no período em análise, tendo passado pelos portos do país 277.509 passageiros, no primeiro trimestre do ano.
Já o movimento de mercadorias cresceu, também, e atingiu mais 23,9% do que o movimento verificado no primeiro trimestre de 2021. Por fim, as estatísticas dos transportes mostram que a única diminuição em termos de movimentos verificou-se no número de autocarros, que desceu 0,9%, no período em análise.