PUB

Economia

Qualidade do grogue de Porto Novo reconhecida na França 

A qualidade do grogue produzido em Porto Novo tem sido reconhecida em exposições internacionais. A marca “Música & Grogue” foi elogiada na França devido a qualidade deste “rhum”, fabricado desde o século XVI.

Depois da exposição Open Spirits, em Toulouse, na França, em Dezembro, o grogue “made in” Porto Novo, mais precisamente do Tarrafal de Monte Trigo e Ribeira da Cruz, que tem vindo a ser exportado para França desde 2018, esteve patente, em Abril, no Rhum Fest Paris, numa exposição que teve a presença de 189 marcas de 45 países, refere o ‘site’ da empresa Música & Grogue.

A empresa Música & Grogue, do Tarrafal de Monte Trigo, que abriu, em Novembro de 2021, uma casa de grogue na cidade do Porto Novo, diz que já pensa na presença do grogue produzido neste concelho na edição 2022 no Open Spirits, em Toulouse, e da edição 2023 de Rhum Fest Paris, pela expectativa que este produto tem criado nestes certames.

Exportação 

Desde 2018, foram exportados para França cerca de 40 mil litros de grogue, facto que  tem contribuído para que “as grandes qualidades” deste produto sejam reconhecidas no estrangeiro, segundo a mesma fonte.

No salão Open Spirits, em Toulouse, estiveram presentes 66 expositores, entre os quais “Música & Grogue”, tendo tido os visitantes a oportunidade de “descobrir e degustar o verdadeiro grogue de Cabo Verde, fabricado a partir de cana sacarina desde o século XVI”, adianta o “site” desta empresa.

A presença deste produto nestas mostras internacionais representa, segundo os produtores, “mais um passo” no sentido de atribuir “uma denominação de origem genuína, controlada e protegida” ao grogue de Santo Antão.

C/ inforpress 

PUB

PUB

PUB

To Top