PUB

Sociedade

Aldeias Infantis SOS promove “Ideias com Café” para socializar Campanha de Responsabilidade Parental

As Aldeias Infantis SOS Cabo Verde realizaram nesta terça-feira,24, um encontro intitulado “Ideias com Café”, para socializar a campanha de responsabilidade parental, com lançamento previsto para o próximo dia 1 de junho. O encontro está marcado para as 15 horas de amanhã, terça-feira,24, no Hotel Pestana Trópico, na cidade da Praia.

“A responsabilidade parental é um fator primordial para o bem-estar emocional da criança e para a construção de sua identidade, influenciando diretamente o processo de formação e de desenvolvimento do seu carácter social como cidadão”, defende as Aldeias Infantis SOS.

Tendo esta questão sob a mesa, a organização pretende realizar nesta terça-feira,24, um encontro denominado “Ideias com Café”, para socializar com os jornalistas, e profissionais da área de comunicação, os propósitos da campanha de responsabilização parental que pretende iniciar no dia 1 de junho deste ano.

31,4% de famílias monoparentais

Considerando que “todos devem engajar para uma maior responsabilidade paternal em Cabo Verde”, esta organização lembra que os dados de 2016 mostram-nos que 31,4% das famílias cabo-verdianas são monoparentais, e 27,9% chefiadas por mulheres.

“Uma grande parte dessas famílias monoparentais é carente de responsabilidade por parte do progenitor que não reside com a criança, incluindo a deficiência na prestação de alimentos, ficando primordialmente a cargo da mulher as responsabilidades pelas condições sociais e económicas da criança”, refere.

Campanha

Assim, as Aldeias Infantis entende que “a necessidade de se ter uma lei que responsabilize os pais já se mostra cada dia mais urgente, com base nos dados relativamente aos cuidados parentais no país, e igualmente uma campanha que apela pela responsabilização parental”.

“A nossa constituição da República confere aos progenitores a responsabilidade primeira pelos cuidados, sustento, alimentação e educação, mas também competindo aos pais o papel de proporcionar a convivência familiar, atenção, segurança, profissionalização, respeito, diálogo entre inúmeros outros aspetos essenciais para o bem-estar e desenvolvimento integral do filho”, considerou a mesma fonte.

PUB

PUB

PUB

To Top