A operação policial no bairro de Safende, Praia, levada a cabo na manhã desta terça-feira, 17, culminou com a apreensão de duas caçadeiras, munições, 1 colete militar à prova de bala, armas brancas, motos e vários objectos roubados, entre outras coisas.
A Operação Especial de Prevenção Criminal (OEPC), teve segundo a PN, a duração de 3 horas, e foi delimitada à localidade de Safende, envolvendo efetivos desta Polícia, com o acompanhamento do Meritíssimo Juiz de Turno da Comarca da Praia.
Durante a operação foram identificados 58 indivíduos suspeitos que se encontravam na área geográfica onde teve lugar a operação, tendo sido conduzidas cinco pessoas à unidade policial para identificação.
No total, foram apreendidas 01 caçadeira /boca bedju calibre 9 mm; 01 caçadeira calibre 12mm; 09 munições 7,65mm e 02 de 9mm; 08 facas, 01 catana e 03 tacos de basebol; 245,5 grs da erva cannabis; 05 motos, 02 bicicletas, várias peças de motos; 01 colete militar à prova de bala; 16 rolos de fios elétricos de 100m cada; 144 fechaduras e 3.000 chaves.
Combate ao crime
De realçar que a finalidade da operação foi, conforme a PN, “de prevenir ou reduzir o risco de cometimento de crimes ou infrações com armas, bem como de outras infrações que a estas se encontram habitualmente associadas”, ou ainda, “havendo suspeita de que alguns desses crimes possam ter sido cometidos como forma de levar a cabo ou encobrir outros crimes”.
Esta operação teve, ainda, como finalidade, “controlar, detetar, localizar, prevenir a introdução, assegurar a remoção ou verificar a regularidade da situação de armas, seus componentes ou munições ou substâncias ou produtos, reduzindo o risco da prática de infrações”.