A Agência Norte-Americana do Medicamento (FDA, em inglês) limita a Administração da Vacina contra a COVID-19 da Empresa Framacêutica Johnson & Johnson, devido ao Risco Contínuo de Coágulos Sanguíneos Raros, mas graves.
A Vacina – reporta jn.pt -, deve ser apenas dada a Adultos que não podem receber uma Imunização diferente ou que solicitem, especificamente, a da Johnson & Johnson.
As Autoridades dos Estados unidos da América (EUA) há meses que já recomendam que os Cidadãos que iniciam a sua Vacinação contra a COVID-19 usem as Vacinas da Pfizer ou da Moderna.
Em comunicado, a FDA explicou – quinta-feira, 5 -, que restringiu a Vacina da Johnson & Johnson depois de analisar, novamente, os dados sobre Coágulos Sanguíneos com Risco de Vida, nas duas semanas após a Vacinação.
Argumentos
A Vacina da gigante Farmacêutica Norte-Americana foi inicialmente considerada uma ferramenta importante no combate à Pandemia de COVID-19, porque exigia apenas uma Dose.
No entanto, a opção por uma Dose Única demonstrou ser menos eficaz, face às Vacinas da Pfizer e da Moderna.
Em Dezembro, os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC, em Inglês) dos Estados Unidos recomendaram como prioritárias as Vacinas da Moderna e Pfizer, devido aos problemas de segurança da Johnson & Johnson.
Embora os Cágulos Sanguíneos que ocorreram com a vacina da Janssen serem raros, as Autoridades Norte-Americanas salientam que estes ainda estão a acontecer.
Cientistas Federais identificaram 60 casos, incluindo nove que foram fatais, em meados de Março.
Este número corresponde a um Caso de Coágulo Sanguíneo por 3,23 milhões de Injecções de Johnson & Johnson, explicou a FDA, na quinta-feira.
A Johnson & Johnson refere em Nota de Imprensa -, que os “dados continuam a apontar para um perfil de risco-benefício favorável” para a Vacina da Empresa nos Adultos, quando comparados com nenhuma Vacina”.
A COVID-19 também causa Coágulos Sanguíneos Mortais, mas o Tipo associado à Vacina é diferente e acredita-se que seja formado, devido a uma reacção auto-imune às Vacinas Johnson & Johnson e AstraZeneca (de fabrico semelhante), devido à forma como são produzidas.