O Ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos, está a representar Cabo Verde na XI Reunião dos Ministros do Turismo da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), a decorrer em Luanda, Angola, sob o lema “A contribuição do turismo para a recuperação socioeconómica sustentável da CPLP no pós covid-19 – Desafios e oportunidades”. A ocasião serve igualmente para a passagem da presidência da reunião para o seu homólogo angolano.
O evento se realiza no quadro da realização da Capital da Cultura da CPLP – Luanda 2022, numa altura em que os países que compõem a comunidade pretendem relançar a economia e recuperar da crise pandémica que fustigou as suas economias, segundo nota do Governo de Cabo Verde.
Carlos Santos mostrou-se confiante em “uma grande jornada de promoção e desenvolvimento das relações de cooperação do setor do turismo no seio da comunidade”, agora sob a liderança de Filipe Silvino de Pina Zau.
Os dois ministros, segundo a mesma fonte, deverão manter um encontro de trabalho para, a nível bilateral, passar em revista as relações de cooperação entre ambos os países e analisar o Memorando de Entendimento no domínio do turismo, assinado entre os dois países, em Março de 2019, válido por um período de cinco anos.
Reuniões bilaterais
À margem da reunião, o ministro do Turismo e Transportes tem reuniões bilaterais com alguns dos ministros que estarão presentes no certame.
A XI Reunião dos Ministros do Turismo CPLP tem por objectivo a partilha de informação e troca de experiências com foco na contribuição do turismo para a recuperação socioeconómica sustentável da CPLP, bem como a avaliação do grau de execução do Plano de Ação da Reunião de Ministros do Turismo e a identificação de prioridades para a cooperação no sector do turismo no biénio 2022- 2024.
O encontro analisa a concertação política e diplomática sobre as potenciais atividades de cooperação da CPLP para reforço do setor do turismo nos Estados-Membros e a retoma das deliberações das Reuniões de Ministros do Turismo precedentes.
Esta reunião vem na sequência da última realizada em São Filipe, ilha do Fogo, em 2019.