Um consórcio de várias instituições culturais, universidades e festivais literários dos países falantes de língua portuguesa e daqueles que têm o português como língua materna, realiza, pela primeira vez, entre 2 e 6 de mio, um ciclo de debates, sob o lema “Diversidade, mobilidade e criatividade”, no âmbito da Semana de Língua Portuguesa.
O evento dirigido a um público diversificado terá transmissão on-line para todo mundo, assumindo-se como janela para cooperação cultural e formação de contornos inovadores da produção literária e formação de leitores em língua portuguesa.
Conforme nota de imprensa, entre os participantes, fará parte do evento a escritora angolana Cremilda de Lima, em plena atividade aos 82 anos, com reconhecida obra para crianças e jovens. A representar Cabo Verde estará a escritora Eurídice Monteiro.
Benita Prieto (Brasil), Kátia Casimiro (Guiné Bissau), Sónia Sultuane (Moçambique) Paulo Mirás (Galiza/Espanha), Gociante Patissa e João Fernando André (Angola) são outros participantes deste ciclo de debates previsto arrancar esta segunda-feira, 2 de maio, através do endereço https://escritores.utopia.org.br
Segundo a organização, a Semana de Língua Portuguesa tem como principal objectivo a promoção, a valorização da identidade, da diversidade cultural, da produção literária contemporânea, em particular, a circulação dos escritores, a mobilidade editorial, a acessibilidade da produção literária produzida nos países de língua portuguesa”.
Iniciativa
Este seminário comemorativo conta com a co-organização da Feira do Livro de Maputo e da União Internacional dos Escritores de Língua Portuguesa, UELP, que também contará com uma programação sobre a literatura infanto-juvenil.
Este ciclo de debates que concorrem para o multilateralismo e a cooperação cultural estima a contribuição de cada nação que fala a língua portuguesa, sobretudo, abrindo espaço para reflexão sobre relações entre diversidade cultural, autoafirmação, construção de identidade e legitimação das nações que integram a comunidade dos países falantes da língua portuguesa, CPLP.
Efeméride
De relembrar que o dia 5 de maio foi oficialmente estabelecido em 2009, pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) que celebra a língua portuguesa e as culturas lusófonas.
Em 2019, a 40ª sessão da Conferência Geral da UNESCO decidiu proclamar o dia 5 de Maio de cada ano como “Dia Mundial da Língua Portuguesa”.