PUB

Fogo

São Filipe: Pilão arranca hoje

Imagem: asemana.publ.cv

Em São Filipe, no Fogo, já se sente o pulsar das festas, com a ilha repleta de gente para viver e sentir, dois anos depois, toda a alegria e folia que lhe são tão características. Hoje, inclusive, começa o Pilão, que simboliza o arranque das actividades tradicionais da bandeira de São Filipe, na Casa das Bandeiras.

Até dia 1 de Maio a programação das festas é intensa, tendo arrancado há já alguns dias, com a eleição da Miss Fogo e Miss Cabo Verde e com actividades desportivas, entre outras. 

Além do Pilão, hoje há a abertura da feira dos produtos “made in Fogo, que conta com 26 expositores de entre agricultores, artesãos, instituições/empresas , na Cruz dos Passos, e abertura de exposição de pintura dos artistas plásticos locais, Djúdjé, Zelito e Paulo Pina, na  Casa das Bandeiras.

De assinalar ainda assinatura do protocolo entre a câmara de São Filipe e a Associação dos Naturais e Amigos de Saltos (sul de São Filipe), residente nos Estados Unidos da América, que vai permitir colocação de relva sintética no campo de futebol local e o lançamento oficial da II edição do prémio “Garantia Comunidade”, orçado desta vez em quatro mil contos.

Depois, há assinatura do protocolo entre a câmara e a Associação dos Naturais e Amigos de Saltos (ANAS) culmina com a atribuição de um donativo de 10 mil dólares para apoiar na reabilitação e colocação da relva no campo de Saltos.

Hoje, a CVMóvel organiza, no quadro das festividades do Dia do Município e da Bandeira de São Filipe, um workshop sobre “Liderança no desporto”, destinado aos dirigentes e desportistas da ilha, cujo objectivo é “partilhar histórias, experiências e conhecimentos” com os desportistas, num evento que conta com a presença do treinador de futebol e antigo seleccionador de Cabo Verde, Lúcio Antunes.

1ª fase da corrida de cavalos

Além disso, não menos importante é a corrida de cavalos, que atrai centenas de pessoas e é um dos momentos altos das festas. 

Quinze cavalos disputam hoje a primeira fase da prova que irá ditar a passagem para a fase final.

Os cavalos foram agrupados em seis séries, sendo três com três cavalos cada e outras três com dois cavalos, segundo o sorteio realizado na noite de terça-feira, 26, com a presença dos proprietários e dos membros da comissão da prova.

A primeira série é formada por “Vulcão”, do proprietário Cloves Teixeira (Fogo), e “Furacão”, do proprietário Ivandro Rodrigues (Santo Antão), a segunda pelos cavalos “Airley”, do proprietário Arlindo Lopes (Fogo), e “América Dreams”, de Cloves Teixeira (Fogo).

A terceira série é constituída pelos cavalos “Fogo”, de Manuel Gomes (Fogo), “Foguete”, de Norberto Araújo (Fogo), e” Alderman”, de Erick Silva (Santo Antão), a quarta pelos cavalos “Nimocis” e “Criston”, ambos do proprietário Salomão Amado (Fogo), e “Império”, de António Lopes (Fogo).

A quinta série é formada pelos cavalos “Brazão”, de Clayton Alves (Fogo), e “Raya”, de um proprietário da ilha de Santiago, e a sexta e última série constituída pelos cavalos “Armando Cunha”, de Raul Fernandes (Fogo), “Príncipe do Fogo” e “Badia”, ambos de Salomão Amado (Fogo).

Os vencedores de cada série apuram-se assim para a final que se realiza sexta-feira, 29, no hipódromo de São Filipe.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top