O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, anunciou, esta segunda-feira, em Santo Antão, que o Governo está a trabalhar para levantar o embargo dos produtos agrícolas de Santo Antão para as ilhas do Sal e Boa Vista.
O chefe do Executivo fez estas declarações durante o encerramento da apresentação do Plano de Retoma Económica em Santo Antão.
Ulisses Correia e Silva frisou que o embargo tem sido um “grande constrangimento” para o escoamento dos produtos agrícolas de Santo Antão e garantiu que o Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) está a preparar para fazer com que, “dentro em breve”, seja levantado o embargo para o escoamento dos produtos agrícolas de Santo Antão para o Sal e Boa Vista.
“Sal e Boa Vista têm um mercado emergente e o levantamento do embargo não representa risco de contaminação e contágio nessas duas ilhas”, acentuou.
40 anos
Ulisses Correia e Silva afirmou ainda que o MAA estava a trabalhar com a cooperação chinesa para investigarem “a fundo” a situação dos mil pés, mas só não teve sequência devido à pandemia.
De referir que a quarentena vegetal imposta, há quase 40 anos, aos produtos agrícolas de Santo Antão tem representado um peso enorme na economia agrária da ilha, onde a comercialização dos excedentes é uma das fragilidades do processo produtivo e há muito que os municípios de Santo Antão pedem uma solução sustentável para o embargo.
C/ Inforpress