Já arrancaram ontem, em São Vicente, as gravações do programa “Mindelo Convida”, que acontecem no Mansa Floating Hub. Segundo nota de imprensa, enviada pela Agência Cabo-verdiana de Imagens (ACI), trata-se de um programa de música ao vivo cujo objetivo é divulgar os novos ritmos e sonoridades da música cabo-verdiana.
O programa, que teve “Carlão” como primeiro convidado, pretende explorar a fusão entre os ritmos tradicionais e os modernos, num modelo de “café-concerto”.
Outro dos objectivos, passa por divulgar a cidade do Mindelo e posicioná-la como “um importante hub da cultura, da música e das indústrias criativas”.
O programa, que vai passar na RTP África, tem 8 episódios, onde em cada episódio um “músico de renome”, interpreta o seu repertório com uma banda residente, composta por instrumentistas experientes, alguns residentes na Praia, outros no Mindelo como Khaly Angel, Totinho, Kaku Alves, entre outros.
Além de Carlão, o programa tem na sua maioria artistas da diáspora como Nelson Freitas, Nancy Vieira, Djodje, Jennifer Dias, mas também a residir no país como Dieg e Alberto Koenig.
O programa é produzido pela da Agência Caboverdiana de Imagens (ACI) e a RTP África, com apoio de vários parceiros, sendo que o apoio oficial é do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através de um financiamento do Núcleo Nacional do Cinema – NuNac – que, segundo o coordenador Adilson Gomes, vai ao encontro da estratégia do Núcleo Nacional de Cinema de apoiar projetos audiovisuais de “qualidade que garantam visibilidade
a Cabo Verde”.