PUB

Cultura

Hélder Paz Monteiro expõe “A luz que não vemos” em Mindelo

O Centro Cultural do Mindelo acolhe na terça-feira,5, a palestra “Par-tilhas” sobre fotografia e a exposição “A luz que não vemos” do fotógrafo santantonense Hélder Paz Monteiro. O evento está agendado para as 17 horas.

“A luz que não vemos”, de Hélder Paz Monteiro, conta com 18 fotografias do Mercado da Praia, numa outra perspectiva, em que para o autor, “a fotografia é aquilo que vemos e o que vemos depende muito do que somos”.

Apesar do espaço conhecido que é o Mercado do Platô, nas fotografias desta exposição perde-se a noção do espaço, uma vez que o fotógrafo escolhe um ponto focal em altura, que funciona como eixo heliocêntrico em torno do qual tudo se move, formando uma sinfonia de sombras para mostrar “a luz que não vemos”.

Depois de várias exposições dentro e fora do país, “A Luz que Não Vemos” vai estar patente no Centro Cultural do Mindelo, a partir desta terça-feira,5.

Sobre o fotógrafo

Hélder Paz Monteiro nasceu na ilha de Santo Antão em 1973. Em 1998, enquanto estudante de arquitetura e urbanismo no Rio de Janeiro, Brasil, comprou a sua primeira câmara fotográfica analógica e começou a fazer as primeiras fotografias.

Em abril de 2004, na Suíça, adquire uma câmara fotográfica digital e a partir dessa data começa a encarar a fotografia de forma diferente. 

De 2005 a 2021, além de participar em várias exposições coletivas dentro e fora do país, destaca-se ainda em onze exposições individuais realizadas em Cabo Verde.

Monteiro é  co-autor em 8 antologias de fotografias contemporâneas editadas e publicadas em Portugal pela Chiado Editora e Edições Vieira da Silva.

Por duas vezes foi nomeado na categoria “cultura” na gala “Somos Cabo Verde – Os Melhores do Ano”. 

Em 2020 participou no Festival Internacional de Fotografia, INSTANTES, em Avintes – Portugal.

PUB

PUB

PUB

To Top