PUB

Cultura

Fundo Turismo vai financiar AME 2022 com 8 mil contos

O Fundo do Turismo vai disponibilizar oito mil contos para a realização da VIII edição do Atlantic Music Expo (AME), prevista para o mês de junho, na Praia e no Mindelo, fruto de uma parceria com a entidade organizadora deste evento cultural.

Este financiamento é fruto de um contrato assinado esta sexta-feira, 1 de abril, entre o Ministério do Turismo e Transportes (MTT) e a Associação Cabo Verde Cultural, entidade responsável pela organização do AME”.

Esta parceria representa, segundo o vice-presidente da Associação Cabo Verde Cultural, Augusto Veiga, um “renascer de esperança para o sector da música, para empresas nacionais que organizam este evento e para as que prestam serviço”.

Augusto Veiga precisou ainda em entrevista à Inforpress que o valor disponibilizado representa cerca de 30 por cento (%) do orçamento do AME, pelo que apelou ao “contínuo engajamento” do Governo, das câmaras municipais e das empresas públicas e privadas para o “sucesso” deste evento de grande porte.

“Não tem fins lucrativos, mas significa uma grande injecção financeira na economia nacional, em especial nas cidades onde se realizam, assim como no reforço de Cabo Verde como destino turístico e cultural”, frisou Augusto Veiga, prometendo “trabalho, rigor e boa gestão” do montante incluído no protocolo, “para o bem do país, da sua música e da sua cultura”.

Impacto do AME na economia do país

Por sua vez, o gestor do Fundo do Turismo, Manuel Ribeiro, lembrou que desde 2018, o Governo tem financiado as actividades do AME e outras actividades culturais, “entendendo que a cultura tem um papel no desenvolvimento turístico do país e na promoção da marca Cabo Verde”.

“Estamos efectivamente na retoma e acredito que este evento cultural irá impactar, e muito, na economia local, quer em Santiago quer em São Vicente e Cabo Verde no seu todo”, perspectivou Manuel Ribeiro.

Histórico

De relembrar que o Atlantic Music Expo 2022 estava agendado entre 30 de março a 2 de abril no Mindelo e 4 a 7 de abril, na cidade da Praia e foi adiado para o mês de junho, entre 9 e 11, no Mindelo, e de 13 a 16 na Cidade da Praia, por causa das medidas de contenção da pandemia que vigorava na altura.

O AME-CV é uma feira mundial da música onde profissionais da música, ‘managers’, produtores, jornalistas, empresários, directores de salas e de festivais, agentes, ‘bookers’, distribuidores, videastas, fotógrafos, fabricantes de instrumentos, equipamentos e acessórios diversos, de todo o mundo, expõem os seus produtos e reflectem sobre a sua área de actividade.

PUB

PUB

PUB

To Top