A Associação dos Escuteiros de Cabo Verde (AECV) participa pela primeira vez na formação avançada de dirigentes, Insígnia de Madeira nível 3, ministrado pela Organização Mundial do Movimento Escutista (OMME/WOSM), através do Centro de Suporte para África.
A formação, que arrancou esta sexta-feira,1 de abril, tem, entre os objetivos, fornecer aos adultos do movimento ferramentas para que contribuam significativamente para o cumprimento da missão do escutismo, competências essenciais e necessárias para dar suporte às estruturas do escutismo no país, bem como ampliar o entendimento comum dos principais princípios da Política de Adultos no Escutismo e as formas na sua implementação em Cabo Verde.
Tendo em conta o seu formato online, a Associação dos Escuteiros de Cabo Verde está reunida no evento a partir das instalações da Biblioteca Nacional, na cidade da Praia, acompanhando os titulares da Insígnia de Madeira nível 3 que são denominados de “Formador Adjunto”, da rede internacional dos titulares da Insígnia de Madeira.
Marco
De salientar que a Insígnia de Madeira é um “marco indelével” do movimento escutista, reservado apenas às Associações membros da OMME, conforme explicou a AECV em nota de imprensa.
Esta formação avançada de dirigentes escutismo a nível mundial foi instituído, segundo a mesma fonte, pelo próprio Fundador, Baden-Powell que “procura assegurar que o Escutismo seja a cada dia um movimento melhor para os jovens, isso, através da permanente melhoria na qualidade de capacitação e do desenvolvimento dos adultos no movimento”.
A capacitação em que o organismo escutista de Cabo Verde participa pela primeira vez, arrancou esta sexta-feira,1 de abril e prossegue nos próximos dias, 2, 3, 8, 9 e 10.