A Iniciativa Outros Bairros (IOB), uma experiência piloto de reabilitação de zonas autoconstruídas a partir de uma pesquisa-ação centrada no bairro de Alto Bomba, no Mindelo, ficou em primeiro lugar no prémio “Obra do Ano de 2022” que celebra o melhor da arquitetura lusófona.
O prémio, uma iniciativa do site de arquitetura ArchDaily, é oferecido nesta edição de 2022, pela Dornbracht, empresa conhecida internacionalmente por seus produtos para cozinhas e banheiros.
O projecto social de reabilitação comunitária de Alto Bomba, em Mindelo, São Vicente, foi escolhido entre os 15 finalistas para a Obra do Ano 2022, como projecto “favorito” construído nos países de língua portuguesa, conforme anunciou a página digital do ArchDaily Brasil.
Iniciativa de intervenção comunitária em Alto Bomba
De relembrar que a Iniciativa Outros Bairros, entre maio de 2019 e dezembro de 2021, elaborou a reabilitação urbana do Alto de Bomba, a partir do modo de vida da população local, transformando 5000 m2 do espaço público que afeta 171 casas da zona e cerca de 800 moradores.
Interrompidas as obras, por falta de financiamento, está ainda por elaborar cerca de 60% da obra no Alto de Bomba e a totalidade da obra nas zonas de Fernando Pó e Covada de Bruxa.
Em nota de imprensa, a equipa técnica desta iniciativa diz solidarizar-se com a luta da população de todas as zonas, por melhor condições de vida, melhores condições do espaço urbano e por habitação condigna, e “congratula-se com o esforço coletivo agora reconhecido como Obra do Ano 2022 pelo portal Archdaily”.
C/Archdaily