Maria Alice de Pina Moreira, residente na Achada São Filipe, é uma contadora de estórias de referência na cidade da Praia, que, de livro na mão, leva as crianças numa viagem por um mundo imaginário, procurando despertar nelas o gosto pela leitura.
A professora bibliotecária, de 55 anos, formou-se em Educação e Infância, no Instituto Superior de Educação (ISE), actual Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), e iniciou a sua carreira profissional há 17 anos, no Centro de Documentação e Desenvolvimento, na Praia.
Nesta caminhada, o gosto pela leitura e pela contação de estórias só cresceu, aprimorando-se ainda mais quando começou a trabalhar na Biblioteca Nacional, como responsável pelo espaço Infanto-juvenil, onde ganhou uma vasta experiência em animação para a leitura.
Na BNCV Alice Moreira coordena, desde 2012, o projecto Verão Cultural e faz trabalhos técnicos da biblioteconomia, para além de integrar a equipa da dinamização de Bibliotecas Escolares.
Enquanto colaboradora desta casa dos livros, desenvolveu e executou projectos de promoção do livro e da leitura, nomeadamente Biblioteca de Verão e Viajar com a Leitura, no âmbito do programa “Dinamização de Bibliotecas Escolares” – (DBE).
Teatro e poesia
A também actriz de teatro, descobriu, mais tarde, uma outra paixão, a declamação de poemas. Assim, realizou uma formação em Arte de Comunicar na Uni-CV, com o professor Daniel Medina e integrou o grupo de declamação “Fora do Palco” que levou poemas às mais diversas actividades culturais da Capital.
Com largos anos de experiência, na promoção e dinamização do livro e da leitura de âmbito internacional, Alice Moreira diz que se sente realizada a nível profissional. Actualmente, o seu objectivo é continuar a trabalhar em programas que impulsionam a prática da leitura direccionados às crianças.