O Núcleo Operacional da Sociedade de Informação – NOSi, vai lançar, esta tarde, na Praia, a NOSI-CA (Certification Autority), para a emissão, distribuição, renovação e revogação de certificados digitais e serviços de assinatura electrónica.
Trata-se, segundo um comunicado do NOSi, de um marco importante no processo do seu reposicionamento no novo ecossistema digital nacional.
O NOSi-CA passa a emitir, distribuir, renovar e revogar certificados digitais e a prestar serviços de assinatura eletrónica às pessoas físicas e coletivas.
“Um passo também importante, no processo em curso de acelerar a transição digital e ajudar o país a ser mais competitivo, garantindo e promovendo a identificação digital numa abordagem self-service para que os cidadãos e empresas acedam e forneçam serviços de forma livre, segura e transparente”, garante a instituição.
O evento será presidido pelo vice-primeiro-ministro, Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial e Ministro da Economia Digital, Olavo Correia.
O evento conta com as presenças da ministra da Justiça, do secretário de estado da economia, de representantes de entidades públicas e privadas e de organismos internacionais sediados em Cabo Verde, para além do Conselho de Administração do NOSi e equipas.