PUB

Brava

Brava: Moradores de Pau isolados e sem sinais de comunicação 

A população de Pau, uma das localidades da ilha Brava, clama neste momento por sinal da rede móvel e internet assim como do canal da televisão pública e da rádio nacional, considerando estar “isolada” dos acontecimentos do país.

António Marcelino, um dos moradores desta localidade, ouvido pela Inforpress, deu voz à “revolta” na comunidade lembrando que, apesar de não possuírem sinais da rádio e televisão públicas, todos os meses é cobrada a taxa de quase 600 escudos, que vem incluída na factura de luz.

Também sem acesso à rede móvel e de internet estes dizem ter a vida dificultada uma vez que em caso de emergência, têm de recorrer a povoados vizinhos para conseguirem fazer uma chamada.

O porta-voz da comunidade afirma que nunca tiveram a antena na localidade ou nas proximidades que lhes permitisse ter acesso ao canal de televisão pública e nem da rádio, isso referindo-se a uma zona com mais de 50 pessoas adultas, com alta potencialidade para a prática da agricultura e da pesca.

Nesta zona, somente funciona o telefone fixo e a Internet fixa, mas nem todos os moradores possuem condições para adquirir estes serviços.

Exigir dos responsáveis 

Questionado se não procuraram os serviços da CV Telecom na ilha para exporem essa situação sobre a rede móvel e da Internet, António Marcelino realçou que pessoalmente já se dirigiu aos serviços na ilha e que já teve encontros com a coordenadora da região Fogo e Brava, que lhe informou que neste momento ainda não será possível a colocação de uma antena porque isto acarreta.

Acrescentou ainda que nos últimos meses já fizeram trabalhos do tipo em Cachaço e Lomba Tantum, tendo o povoado de Pau que aguardar mais um pouco.

Também descontente com a situação, José Lopes, um outro morador diz que carecem de melhores condições.

Quanto ao acesso à informação, a mesma fonte contou que há locais onde é possível algum sinal de rádio, nem que seja fraco e em “péssimas condições”, mas em relação à televisão disse que somente três famílias têm antenas parabólicas nas suas casas e as restantes casas vivem ainda à moda antiga – “sem televisão, sem rádio, sem móvel e sem internet”.

Os moradores clamam assim pela melhoria de sinais uma vez que esta comunidade se encontra isolada e “muitas vezes” não dão conta dos acontecimentos do país, porque não possuem nenhum meio de comunicação nacional disponível, para tal.

Situação de Pau “é mais difícil” diz CV Telecom

Contactada, a responsável pelos serviços da CV Telecom na região Fogo e Brava, Fernanda Thomas Colpo, explicou que já se reuniu com o representante desta localidade, tendo-lhe explicado a situação no momento, mas garantiu que “não estão esquecidos”, comprometendo-se que a situação vai ser resolvida mais adiante, embora considerou que a situação de Pau é “mais difícil” por ficar situada atrás de um monte.

A localidade de Pau, na ilha Brava, fica situada na freguesia de Nossa Senhora do Monte, a cerca de 6 quilómetros da Vila de Nova Sintra.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top