A Unidade de Transformação Agro-Alimentar da Ribeira do Calhau, em São Vicente, recebe, este domingo, 27, a “Feira da Mulher Rural”, organizada pelo Centro de Turismo e Economia Solidária (CTES) em comemoração ao Dia da Mulher Cabo-verdiana.
De acordo com nota do CTES, a feira, que arranca a partir das 10h00, irá oferecer aos visitantes a oportunidade de conhecerem e degustarem “bafas” e petiscos produzidos pelas fundadoras da Unidade de Transformação Agro-Alimentar da Ribeira do Calhau.
Poderão ainda adquirir produtos locais, desde linguiças e queijo de terra, hortaliças e plantas ornamentais, além de obras de artesanato da rede de artesãos do Centro de Turismo e Economia Solidária.
Além disso, será feita uma demonstração do processo de transformação do algodão pelo projecto Neve Insular.
A actividade, segundo a mesma fonte, insere-se no projecto “Fomento da tradição e cultura de São Vicente, através da promoção digital e da criação de espaços de partilha de saberes no Centro de Turismo e Economia Solidária”, promovido pela Associação dos Amigos da Natureza, que arrancou em Dezembro do ano passado e que consiste em desenvolver actividades para promover o centro e seus fornecedores.
O projecto conta com financiamento da “Diversidade”, “um instrumento de financiamento para a diversidade cultural, cidadania e identidade nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor Leste (PALOP-TL), financiado pela União Europeia, co-financiado e gerido pelo Camões, IP.
C/ Infopress