O presidente da Associação para a Defesa do Ambiente e Desenvolvimento (ADAD), Januário Nascimento, lançou neste domingo,20, um apelo ao Governo e à sociedade civil, no sentido de apostarem mais na plantação de árvores, tendo em conta o contexto de insegurança alimentar que o mundo tem enfrentado.
Januário Nascimento fez este apelo no âmbito do Dia Mundial da Árvore e da Floresta, que se assinala esta segunda-feira,21.
“No quadro do projecto agricultura e insegurança alimentar temos plantado muitas árvores, damos atenção à plantação de árvores, porque o mundo enfrenta muitos problemas derivados a este problema, e neste momento não se pode dar ao luxo de se plantar qualquer árvore utilizando a pouca água que existe”, argumentou o presidente da ADAD, citado pela Inforpress.
Segundo este responsável, a ADAD tem priorizado a plantação de árvores frutíferas, como mangueiras, abacates, nas escolas, tendo já contribuído para a construção de 25 hortos em todo o país, dando atenção ao cuidado às florestas, que devido à seca tem-se registado grande perda de árvores.
“Então para compensar esta perda é preciso plantar mais árvores, por isso, lançamos um apelo muito forte ao Governo de Cabo Verde e às organizações da sociedade civil, para apoiarem a plantação de árvores, que é um desafio nacional e internacional”, destacou.
Assinalar a efeméride
Para assinalar o Dia Mundial da Árvore, e da Floresta que este ano tem como lema “Florestas, Consumo e Produções sustentáveis” a ADAD vai realizar uma campanha de plantação de árvores em parceria com a Câmara Municipal da Praia, no bairro de Ponta D’Água.
Isto, para além de palestra nas escolas e acções de sensibilização para a plantação de árvores, reiterando que “há que também mobilizar a água, mas também é preciso encontrar soluções inovadoras para a plantação”.
Para o mês de Junho, o presidente da ADAD avançou que está prevista a realização de uma grande campanha de plantação a nível nacional.
Por outro lado, informou que vai participar de 21 a 26 deste mês, num fórum mundial de água a acontecer em Dakar, no âmbito do Dia Mundial da Água, 22 de Março.
Dia Mundial da Árvore e da Floresta
O Dia Mundial da Árvore e da Floresta celebra-se anualmente a 21 de Março, com várias acções de arborização e reflorestação, a nível internacional.
A celebração começou a 10 de abril de 1872, no estado norte-americano do Nebraska (EUA), por iniciativa do jornalista e político Julius Sterling Morton, que incentivou a plantação ordenada de árvores no Nebraska, promovendo o “Arbor Day”.
O objectivo desta comemoração é sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos.
C/Inforpress