Comemora-se nesta segunda-feira,21, o Dia Mundial da Poesia. Para assinalar a efeméride, o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através do Instituto da Biblioteca Nacional de Cabo Verde (BNCV) realiza no mesmo dia, uma tarde de “Poesia no Jardim”, com declamação, música e escrita criativa.
A sessão vai contar com a participação dos alunos do ensino primário e dos jovens escritores cabo-verdianos, residentes no Tarrafal de Santiago.
O evento decorrerá nos jardins da BNCV por volta das 15 horas, desta segunda-feira,21.
Efeméride
De relembrar que o Dia Mundial da Poesia, celebrado em 21 de março, foi instituído em 16 de novembro de 1999, na 30ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
O objetivo geral dessa data é apoiar a diversidade linguística e oferecer às línguas, sobretudo as ameaçadas, como as indígenas, a oportunidade de serem visibilizadas, já que a poesia é uma manifestação literária aberta à diversidade, à livre criação, à criatividade, à inovação formal e à multiplicidade temática.
Portanto, a data visa exaltar a importância da reflexão sobre o poder da linguagem e do desenvolvimento das habilidades criativas orquestradas por uma subjetividade, a do poeta, que, por sua vez, abre-se à experiência subjetiva de seus leitores, e estes podem ampliar seu conhecimento de mundo com base nas experiências poetizadas.