PUB

Política

PM aponta evolução positiva em igualdade de género mas reconhece ainda pobreza associada às mulheres

O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, sublinhou, esta terça-feira, 8, que Cabo Verde tem estado a evoluir positivamente em matéria de igualdade de género, não obstante haver ainda muita pobreza associada às mulheres.

Ulisses Correia e Silva falava à imprensa à margem de uma visita à Maternidade do Hospital Agostinho Neto, enquadrada nas celebrações do Dia Mundial da Mulher.

Apesar dessa evolução, o chefe do executivo sublinhou que ainda as oportunidades entre homens e mulheres não têm sido iguais.

Admitiu, por outro lado, que, em Cabo Verde, ainda existe muita pobreza associada às mulheres, quer nas zonas urbanas, quer nas zonas rurais.

Esta pobreza, segundo disse, quebra-se com mais condições de acesso ao emprego, ao rendimento e ao libertar mais a mulher para outras actividades.

“Por isso todo investimento na subsidiação no ensino pré-escolar, nos cuidados, também no acesso a água e energia em casa para libertar um bocado o esforço das mulheres na resolução das questões básicas”, precisou.

Sobre a visita que realizou à maternidade do Hospital Universitário Agostinho Neto, explicou que o propósito foi saudar todas as mulheres cabo-verdianas e do mundo.

“O melhor momento de fazer,  de facto,  esta grande homenagem à mulher cabo-verdiana e às mulheres do mundo é celebrar vida, e ter cada vez mais a consciência de que estamos a fazer grandes apostas na saúde,  em todos os níveis”, realçou

“Os indicadores estão a evoluir muito positivamente. A mortalidade infantil tem reduzido. O que é muito importante é ter cada vez mais serviços com humanização em termos de tratamento e creio que faz aqui um casamento muito bom – 08 de Março e a vida”, acrescentou.

Ulisses Correia e Silva declarou ter constado com satisfação as “melhorias significativas” registadas no serviço de maternidade do hospital.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top