A ADECO se uniu à Federação Internacional de Associações de Consumidores, a Consumers International e suas 200 organizações membros, para sensibilizar a opinião pública sobre os direitos dos consumidores, exigir que sejam respeitados e protegidos, e aumentar a consciencialização sobre serviços financeiros digitais justos para os consumidores. Durante todo o mês de Março, a organização está a promover um conjunto de actividades, tendo em vista a literacia financeira digital no país.
Todo dia 15 de março, Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, grupos de defesa dos direitos do consumidor se reúnem para destacar uma questão premente enfrentada pelos consumidores em todo o mundo.
Este ano, a escolha recaiu sob o tema “Serviços Financeiros Digitais Justos”.
“As tecnologias digitais estão a reformular pagamentos, empréstimos, seguros e gestão de patrimônio em todos os lugares, tornando-se um elemento-chave para consumidores de serviços financeiros”, diz a ADECO, em comunicado de imprensa.
Por exemplo, aponta, espera-se que em 2024 os consumidores de banco digital ultrapassem 3,6 bilhões, sendo que a proporção de consumidores usando transações digitais cresceu de 57% em 2014, para 70% em 2017.
“E cada vez mais empresas estão a criar produtos financeiros digitais habilitados para tecnologia, para atender a essas demandas, com 39% das empresas vendo a adoção de fintech como uma prioridade máxima”, refere a mesma fonte.
Nesta ótica, o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor 2022 convocará empresas, governos e formuladores de políticas a garantir que os serviços financeiros digitais sejam inclusivos, seguros, que tenham proteção e privacidade e que sejam sustentáveis.
Diversas acções
No que toca à ADECO, o mês está sendo assinalado com diversas ações, visando chamar a atenção da opinião pública sobre a importância dos direitos dos consumidores e promover a literacia financeira dos cidadãos, em particular os seus associados.
Entre elas estão a criação de um Gabinete de Orientação Financeira (GOF), uma ação de sensibilização na ilha do Sal, no passado 1 de Março, sobre o tema “Direitos do Consumidor Turista” e destinado a operadores turísticos, realização da webinar “Sustentabilidade: Consumo e Cidadania”, promovido esta terça-feira, entre outras actividades a decorrer durante o mês.
A associação irá também intensificar os programas de rádio e televisão, com programas de educação financeira e publicações nas redes sociais sobre este tema, visando informar e educar os consumidores para fazerem escolhas financeiras mais conscientes.