PUB

Sociedade

Cabo-verdiana Janice Da Silva galardoada com o prémio “Mulheres na Liderança” 

A cabo-verdiana Janice Da Silva está entre as 20 mulheres a nível internacional que vão ser galardoadas amanhã, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, com o prémio “Women in Leadership Awards 2022”, atribuído pela Great Leaders Council com sede nos Estados Unidos da América. 

No total foram avaliadas mais de 150 mulheres de todos os continentes, com base em requisitos como a capacidade técnica e o percurso profissional e de vida, e as nomeações foram feitas por líderes e especialistas de diferentes áreas do desenvolvimento, inclusive da igualdade e equidade de género, da ONU-Mulheres e organizações internacionais associadas como a Global Parliamentary Alliance for Sustainable Development.

Segundo nota de imprensa, na entrevista para a eliminatória das premiadas, Janice da Silva afirmou que os líderes que a influenciaram na carreira foram “Kofi Annan, antigo Secretário-geral da ONU, pela assertividade e serenidade que sempre imprimiu à frente da ONU e o Papa João Paulo II, por ser um dos maiores diplomatas da modernidade, pelo simples ato de beijar o chão de cada nação quando chegava em visita oficial, demonstrando simplicidade e fraternidade”. Ainda destacou que todos que trabalham com muito esforço e dedicação, são verdadeiros líderes que merecem ser admirados e celebrados.

Janice da Silva dedica o prémio a todas as mulheres do mundo que sofrem porque os seus direitos humanos são violados, mas também aos homens que trabalham pela igualdade e equidade na sociedade. Em especial manda um abraço fraterno a todas as mulheres cabo-verdianas que lutam de “sol a sol” para criar os seus filhos e cuidar dos seus dependentes. 

A estas mulheres diz para respirarem fundo, quantas vezes for necessário, e para continuarem de cabeça erguida no seu caminho e a sorrirem insistentemente.

Recorde-se que Janice Da Silva lançou o programa global ODOS (One Dress, One Smile) que tem realizado coaching em desenvolvimento local e advocacy para os temas da saúde pública, direitos humanos, localização dos objetivos de desenvolvimento sustentável, através do fomento ao empreendedorismo humanitário nos assentamentos informais.

Perfil

Janice Da Silva reside na Praia e é administradora executiva da DEV 17 AHIABGA (Comissão Ad Hoc dos embaixadores da boa vontade para a inclusão da sociedade civil na UN Global Compact). 

A mesma tem uma carreira de duas décadas na cooperação internacional, sobretudo junto do Sistema das Nações Unidas na ONU-Habitat, ONUDC, PNUD, UNV, UNFPA e ONUSIDA e nos demais organismos internacionais como a Cooperação Técnica Alemã. 

Janice da Silva, é, atualmente, embaixadora da boa vontade e coach em desenvolvimento sustentável e, para além disso, dedica-se ainda à escrita de poemas espirituais e ao desenho de vestidos ODOS. 

Os vestidos ODOS – “One dress, one smile“ – em português “Um vestido, um sorriso”, é uma iniciativa da Fundação ODOS, de Janice da Silva, incluída no “Diálogo Global ODOS”, um programa de empreendedorismo humanitário fundado pela própria.

A ODOS tem desenvolvido várias actividades focadas no empreendedorismo com base no coaching e capacitação para empoderamento e sustentabilidade das comunidades.

Uma dessas actividades, recentes, foi o “Diálogo Global ODOS” sobre o “Acesso ao tratamento da Diabetes”, que decorreu em Novembro passado, em São Domingos, como atestam as fotos na galeria de imagens que demonstram o trabalho desenvolvido no âmbito dos vestidos ODOS.

PUB

PUB

PUB

To Top