Embaixador de Portugal em Cabo Verde, António Albuquerque Moniz afirma que Portugal atribui 2970 vistos para estudantes cabo-verdianos que pretendem continuar os estudos neste país europeu, só neste ano lectivo 2021/2022. A afirmação veio na sequência da manifestação realizada na sexta-feira,4, em frente à embaixada portuguesa, na Praia.
Segundo a TCV que cita declarações do embaixador português na Praia, António Moniz as taxas de indeferimento tendem a baixar graças ao acordo de mobilidade da CPLP.
António Moniz preferiu não entrar em detalhes da manifestação realizada pelos estudantes na sexta-feira,4, contra alegados atrasos, falta de informações e burocracia na atribuição de vistos na embaixada de Portugal, considerando que esta saída às ruas é um direito em Cabo Verde.
No entanto, apontou que só neste ano lectivo a secção consular da embaixada portuguesa na Praia já atribuiu 2970 vistos de estudo e garante que os únicos pedidos pendentes, neste momento, fazem parte de uma lista que foi entregue há sensivelmente duas semanas.
Manifestação por “mais respeito” e “celeridade”
De recordar que na manifestação em frente à Embaixada de Portugal, em Achada Santo António, Praia, na passada sexta-feira,4, os jovens estudantes clamaram por “mais respeito” e “celeridade” na obtenção de visto para Portugal, acusando a embaixada de fazer-lhes “pagar as culpas” dos estudantes que viajaram anteriormente e que não deram continuidade aos estudos.
Desta manifestação participaram outras pessoas com contratos de trabalho em Portugal, que também reclamaram da falta de celeridade nos processos.