O ministro das Comunidades, Jorge Santos, que se encontra de visita oficial a França, prometeu empenhar-se para fazer com que a comunidade cabo-verdiana no exterior se sinta parte integrante da nação cabo-verdiana.
O governante fez estas declarações durante o encontro com a Ministra Delegada da França para a Igualdade, Diversidade e Igualdade de Oportunidades, Elisabeth Moreno, a quem informou sobre a centralidade que o Governo de Cabo Verde dá à sua Diáspora e sobre as novas políticas a serem desenhadas para esse sector “muito importante da governança e que estarão integradas no Plano Estratégico para o Desenvolvimento Nacional”.
Conforme um comunicado do Ministério das Comunidades, a governante francesa regozijou-se com as informações recebidas, tendo elogiado Cabo Verde e a sua governação.
Ponte
Elisabeth Moreno garantiu que, como governante francesa e, também, cabo-verdiana, está disponível para ser a “ponte para o estabelecimento dessa relação”.
Durante o encontro de trabalho entre os dois governantes, foram ainda identificadas áreas específicas de cooperação entre os dois países e que podem ser imediatamente lançadas.
É o caso do Programa de Talentos em Comuns, que pretende usar a capacidade da Diáspora Africana em França direccionada para o desenvolvimento dos países de origem, o programa Meet Africa que promove projetos empresariais da Diáspora Africana e o projecto Casas do mundo para a Diáspora Africana que visa a promoção empresarial e cultural através das Comunidades emigradas.
Cabo Verde e França estabeleceram relações diplomáticas em 1975, nos primeiros meses subsequentes à independência do arquipélago.
C/ inforpress