A directora do hospital regional São Francisco de Assis, Liziana Barros, afirmou neste sábado,5, que está empenhada em colocar em funcionamento o aparelho de mamografia, oferecido a este estabelecimento hospitalar, pelo Templo da Restauração, em Setembro de 2019.
À Inforpress, Liziana Barros admitiu que o aparelho ainda não funciona, sublinhando que já ouviu várias versões e que está empenhada para ver como resolver a situação.
“Queremos trazer um técnico do hospital Agostinho Neto, que está mais treinado e capacitado com aparelhos do género, para ver qual o problema e ajudar a resolvê-lo”, disse.
Isto porque, no Fogo, alguns apontam a questão de software que precisa ser actualizado para o seu funcionamento e da necessidade de se contactar uma empresa para fazer a sua actualização.
A responsável avançou ainda que o técnico do HAN encarregar-se-á de ministrar uma acção de formação e capacitação dos técnicos locais para poderem fazer exames de mamografia na ilha.
“Temos necessidade e neste momento há uma lista com 11 pacientes aguardando para realizar estes exames na Cidade da Praia”, referiu Liziana Barros, sublinhando que a direcção do hospital está a analisar todos os aspectos para solucionar o problema.
Primeiro teste de mamografia há 1 ano
Recorde-se que há sensivelmente um ano fez-se na ilha o primeiro teste de mamografia e que o aparelho funcionou sem problemas.
O aparelho, além de ser muito moderno, permite fazer reconstrução de nódulos mamários e com as características das patologias de tumor, assim como disponibilizar informações relativamente a tumoração.
Por outro lado, Liziana Barros adiantou que o hospital regional São Francisco de Assis vai celebrar um protocolo com o Hospital Agostinho Neto, para envio de especialistas em diferentes áreas e de técnicos para atendimento local, reduzindo assim a transferência de pacientes para a Cidade da Praia.
C/Inforpress