PUB

Santiago

São Lourenço dos Órgãos: Morreu o Pároco Alberto Meireles, aos 83 anos

Faleceu, esta manhã, aos 83 anos, vítima de doença prolongada, o Padre Alberto Barbosa da Cunha Meireles, pároco de São Lourenço dos Órgãos. A informação foi anunciada pela própria autarquia que, em 2017, já havia prestado uma homenagem ao agora malogrado.

“O Município de São Lourenço dos Órgãos está de luto. Partiu, esta manhã, para a Casa do Pai, vítima da doença prolongada, o nosso saudoso e sempre lembrado Padre, Alberto Barbosa da Cunha Meireles, muito carinhosamente conhecido e tratado na paróquia, por Nhu padre Alberto”, informou a autarquia, em nota de pesar.

A edilidade descreve Alberto Meireles como “um ser humano bondoso, que sempre procurou ajudar os outros”.

“Nhu Padre Alberto desempenhou, com zelo e filantropia, como pastor dos lourentinos, as funções de pároco e, mais tarde, de jubilado, por motivos de saúde, até ao dia em que o Senhor chamou-lhe, para eternidade”, informou.

Alberto Meireles, segundo a mesma fonte, guiou a Igreja em São Lourenço dos Órgãos com sabedoria e desapego da realidade, preocupando-se pelo respeito por cada pessoa, pelo bem da comunidade da Igreja e, sobretudo, por conservar viva a fé no coração dos homens.

Perfil

Alberto Barbosa da Cunha Meireles, nasceu na freguesia de Lever, concelho de Vila Nova de Gaia, Diocese do Porto, Portugal, a 20 de Março de 1939.

Entrou para o Seminário em 1952, tendo feito toda a sua formação académica na Congregação do Espírito Santo.

Entrou para o Noviciado em Carcavelos em 1961, tendo feito a sua profissão religiosa no Seminário da Silva, em Barcelos, em 1962 e, mais tarde, os votos de perpétuos em Carcavelos, em 1967.

Nesse mesmo ano foi ordenado Sacerdote em Carcavelos e a Consagração ao Apostolado no mesmo Seminário, a 07/07/1968.

Depois de feita a Consagração ao Apostolado, parte para Cabo Verde a bordo do navio “Rita Maria”, a 24 de Outubro de 1968, tendo chegado a 02 de Novembro.

Nesse mesmo dia chega à Paróquia de São Lourenço dos Órgãos e à sua comunidade, onde é recebido pelo Padre Arlindo Amaro, pároco das duas paróquias, São Lourenço e São Salvador do Mundo.

Em 2017, foi homenageado pela Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos, e reconhecido como “um homem de uma humildade extraordinária, mas sobretudo um exemplo de filantropia e solidariedade”.

PUB

PUB

PUB

To Top