A constatação foi feita esta segunda-feira,28, pelos deputados da quinta Comissão Especializada de Educação, Cultura, Saúde, Juventude e Desporto, no âmbito de uma visita à população da região de Santiago Norte. Nos municípios com baixa taxa vacinal, deixaram um apelo para a adesão à segunda dose da vacina contra a covid-19.
O apelo foi feito pelo porta-voz desta comissão da Assembleia Nacional, José Eduardo Moreno, numa declaração à imprensa, após uma visita às estruturas de saúde da região de Santiago Norte, para se inteirar do processo da vacinação dos adultos, adolescentes e jovens (dos 12 aos 17 anos), contra a covid-19.
Os parlamentares, que estiveram no Centro de Saúde dos Picos, São Salvador do Mundo, Hospital Regional Santa Rita Vieira, Santa Catarina, e Centro de Saúde do Tarrafal, quiseram juntar as suas vozes com as das autoridades nacionais e regionais de saúde, no sentido de sensibilizar a população dessa região para uma maior adesão à vacinação contra a covid-19.
“Constatamos que a nível da vacinação nesses três municípios a taxa está abaixo dos 70% a nível da população adulta”, adiantou, congratulando-se, no entanto, com o facto de o município de Santa Catarina ter vacinado 73% dos adolescentes e jovens.
Por outro lado, defendeu que os três municípios e a região Santiago Norte estão aquém da média nacional por causa da resistência de algumas pessoas, tendo em conta, que, segundo ele, o Governo criou todas as condições quer a nível de recursos humanos e mobilização de vacinas.
Por isso, pediu, mais uma vez, à população para fazer a sua parte, lembrando que o desenvolvimento é feito também por pessoas.
“Se a nível nacional podemos dizer que a pandemia está controlada e que a retoma a nível do turismo nas ilhas do Sal e da Boa Vista é uma realidade, a nível da região Santiago Norte precisamos aumentar mais a taxa de vacinação”, observou ainda José Eduardo Moreno.
Em Santiago Norte, com excepção de São Lourenço dos Órgãos, Santa Cruz e São Miguel, os demais municípios (Santa Catarina, São Salvador do Mundo e Tarrafal) ainda não atingiram a meta dos 70%, ou seja, estão aquém da média nacional.
C/ Inforpress