O Governo prepara, para breve, um “forte pacote” de infraestruturas, anunciou o primeiro-ministro no Parlamento, esta quinta-feira,24. Financiamento externo está a ser mobilizado para atuar em vários setores.
Como exemplo, o primeiro-ministro cita os sectores como estradas, desencravamento de localidades, requalificação urbana, portos, aeroportos, infra-estruturas de saúde, de educação, habitação, dentre outros.
Para o chefe do governo, investimentos nestas áreas irão deixar o país mais estruturado, no sentido de criar dinâmica na construção civil e empregos durante a construção.
Correia e Silva fala também na redução do IVA sobre a eletricidade de 15 para 8% e aumento dos descontos sobre a tarifa social de água e energia que beneficia 15 mil famílias relativamente à água e 15.300 mil famílias relativamente à electricidade.
Ainda nas suas declarações, Ulisses Correia e Silva falou do programa de Mobilização pela Aceleração da Inclusão Social (MAIS), avançando que já há uma parte do recurso e que o Governo está a mobilizar mais para que este seja um instrumento estruturante, de facto, de redução e eliminação da pobreza.
O governante debruçou-se igualmente sobre estratégias de água para a agricultura, aventando investimentos na dessalinização, reutilização de água residuais, rega gota-a-gota, para melhorar as condições de resiliência da agricultura, aumentar a capacidade de rendimento e reduzir o nível de pobreza no campo.
A transição energética e investimentos na formação profissional são também áreas que o governo pretende reforçar com o pacote de investimentos.
C/RTC