PUB

Mundo

Começou a Guerra: Rússia anuncia “Operação Militar” na Ucrânia e ameaça Países que tentem travá-la

Imagem: rduirapuru.com.br

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou esta quinta-feira, uma “Operação Militar” na Ucrânia, para defender os Separatistas no Leste do País. Mais: Putin avisa que qualquer País que tente interferir na “Operação Militar” terá “consequências nunca antes vistas”.

“Tomei a decisão de optar por uma Operação Militar”, anunciou Putin, numa Declaração Televisiva, divulgada na madrugada desta quinta-feira, 24 – citada pelo portal jn.pt.

Na Mensagem, o Chefe de Estado Russo pediu aos Militares Ucranianos que “deponham as armas”, garantindo que o seu objectivo não é “a Ocupação”, mas sim, a “Desmilitarização” do País.
Além disso, avisou que qualquer País que tente interferir na “Operação Militar” terá “consequências nunca antes vistas”.
Putin acusou, também, os Estados Unidos da América (EUA) e seus Aliados de ignorarem a exigência Russa de garantias de que a Ucrânia nunca se tornará membro da NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

Lembrete

Na quarta-feira, 23, numa entrevista ao Canal de Televisão Norte-Americano NBC, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, garantiu que a Rússia tinha tudo pronto para lançar uma Invasão da Ucrânia.

Na segunda-feira, 21, a Rússia reconheceu a Independência das Regiões de Lugansk e Donetsk, onde Separatistas pró-Russos enfrentam o Governo Ucraniano, desde 2014.

Depois do reconhecimento, o Presidente Russo, Vladimir Putin, autorizou o Exército Russo a enviar uma Força de “Manutenção da Paz” para Donetsk e Lugansk, no Leste da Ucrânia.

Há relatos – na manhã desta quinta-feira, 24 -, de forte explosões ouvidas em Kiev, na Cidade Portuária de Odessa, no Mar Negro, em Kharkiv e Kramatorsk.
Confirmação

O ministro dos Negócios Estrangeiros Ucraniano, Dmytro Kuleba, já confirmou o início da Invasão Russa.

Numa Mensagem publicada no “Twitter”, o Kuleba anunciou que Putin acaba de lançar “uma invasão em grande escala da Ucrânia”. “Esta é uma Guerra de Agressão. A Ucrânia vai defender-se e vencerá. O Mundo pode e deve parar Putin. A hora de agir é agora”, apelou o governante.

A Ucrânia fechou, entretanto, o Espaço Aéreo à Aviação Civil.

EUA  reagem

“EUA e seus Aliados responderão de forma decisiva”, promete o Presidente dos EUA, Joe Biden.

E vinca:  “As Orações do Mundo inteiro estão com a Ucrânia nesta noite, que sofre um injustificável Ataque, por Forças Militares Russas. O Presidente Putin escolheu uma Guerra premeditada, que trará uma perda catastrófica de vidas e sofrimento Humano”.

PUB

PUB

PUB

To Top