O país tem, actualmente, um rácio de 11 juízes por cada 100 mil habitantes, enquanto a média mundial é de 18 e a europeia de 21.
Os dados foram avançados esta segunda-feira, 21, pelo Presidente do Conselho Superior de Magistratura Judicial, Bernardino Delgado, à margem do encontro que manteve com o Presidente da República, José Maria Neves.
Segundo disse, em Cabo Verde, o rácio é de 11 juízes por 100 mil habitantes, lembrando que a média europeia é de 21 por 100 mil habitantes, em Portugal é de 19,3 juízes por 100 mil habitantes e a média mundial é de 18 juízes por 100 mil habitantes.
Portanto, um rácio “insuficiente” para fazer face ao aumento da demanda, mas também para fazer face às exigências da sociedade cabo-verdiana, que está “cada vez mais exigente”.
No seu entender, é necessário melhorar em matéria de recursos humanos, materiais para que o país possa estar à altura das expectativas legítimas dos cabo-verdianos.
“É certo que o nosso ritmo poderia ser diferente, acredito que sim, mas uma coisa é certa, e no final os cabo-verdianos vão poder nos dizer que vocês estão a evoluir no ritmo do nosso Cabo Verde”, apelou.
Bernardino Delgado esteve reunido, pela primeira vez, com o Presidente da República, José Maria Neves, para uma aproximação entre as duas instituições da República e o reforço do diálogo e a cooperação institucional, considerados essenciais por ambas as partes.
C/ Inforpress