O projeto “Cabo Verde & a Música – Museu Virtual”, em dias de completar o seu primeiro aniversário, assinou este fim-de-semana, um protocolo de intenções com a Bridgewater State University(BSU)/Pedro Pires Institute for Cape Verdean Studies.
O evento, na versão online, aconteceu na tarde deste sábado,19, testemunhado pelos responsáveis da BSU João Rosa e Angelo Barbosa, entre outras personalidades da área cultural em Cabo Verde e na diáspora.
Para Gláucia Nogueira, dinamizadora do projecto, este protocolo com a BSU significa um momento zero de uma nova etapa de “Cabo Verde & a Música – Museu Virtual”, “com certeza muito mais dinâmica e sempre com a proposta de preservar as memórias para contribuir na construção da História Cultural de Cabo Verde”.
Ao A NAÇÃO, Nogueira avançou que este protocolo visa dar continuidade ao desenvolvimento de “Cabo Verde & a Música – Museu Virtual”, para além da divulgação dos conteúdos com incidência no contributo da comunidade nos Estados Unidos.
Pontos principais do protocolo
Entre outros pontos principais, essa responsável destacou a promoção da Música de Cabo Verde, da Língua Cabo-Verdiana e demais elementos definidores da Identidade cabo-verdiana como conteúdos com “dignidade e valor” para programas de ensino, aprendizagem e investigação, em contexto universitário.
Nesta nova fase, o projecto vai apostar na divulgação da Música de Cabo Verde, designadamente através de eventos que suscitam o interesse das jovens gerações, particularmente no seio da comunidade cabo-verdiana nos Estados Unidos e audiências mais alargadas.
Isto, para além da promoção e/ou apoio a projetos de estudo sobre a Música de Cabo Verde e troca de experiências no quadro de projetos ligados à promoção da cultura cabo-verdiana, à educação artística, ao desenvolvimento da economia digital, à promoção da interculturalidade, à valorização da Língua Cabo-Verdiana e do seu insubstituível lugar na Música de Cabo Verde.
Conteúdos em Inglês
Entre as primeiras atividades a serem realizadas ao abrigo do protocolo, consta a tradução da Linha do Tempo, que já existe no site e passará a ter uma versão em inglês, a tradução para o inglês dos perfis de personagens ligados à comunidade cabo-verdiana nos Estados Unidos e sua introdução no site em simultâneo com a versão em língua portuguesa.
Pretendem ainda nos primeiros tempos, realizar uma exposição fotográfica online, no museu virtual, sobre personagens da comunidade cabo-verdiana nos Estados Unidos.
A cooperação com a Bridgewater State University(BSU)/Pedro Pires Institute for Cape Verdean Studies coincidiu com o primeiro aniversário do projecto “Cabo Verde & a Música – Museu Virtual”, lançado no dia 20 de fevereiro de 2021.