PUB

Mundo

Canadá: Camionistas impedem partida do  “Comboio da Liberdade”

Imagem: renascença

O que se antevia como o final das Manifestações de Camionistas no Canadá, com a retirada dos seus veículos da Ponte Windsor, que liga o País aos EUA (Estados Unidos da América), foi, afinal, uma mudança de estratégia. Durante a noite de sábado, os Protestos intensificaram não só em Otava, mas, também, em cidades como Toronto ou Montreal.

De acordo com a Polícia Canadiana – conta  o portal pt.euronews.com -,  chegou a haver quatro mil pessoas nas ruas. Durante a noite de sábado, seriam perto de 180.

A circulação no Centro da Capital Canadiana permanecia muito complicada, enquanto continua a luta contra a Vacinação para a COVID-19, que é obrigatória para os trabalhadores que andam entre os dois Países, e outras Restrições Sanitárias.

Em Toronto, a Polícia impediu, uma vez mais que os Protestos se descontrolassem, bloqueando estradas e uma auto-estrada para impedir que os Protestos chegassem ao Centro da Cidade.

No sábado, Agentes da Polícia tinham ocupado a referida Ponte, que liga Detroit a Windsor, o que levou os manifestantes a retirarem, daquele local, os camiões que bloqueavam as entrada e saídas desta movimentada Travessia Internacional.

Mas os Protestos não pararam, com a chegada de mais pessoas para reforçar as fileiras deste Protesto, num frente-a-frente com a Polícia, a perto de dois quarteirões de distância. Não houve confrontos físicos, mas a multidão ainda controlava a estrada para a Ponte e continuava a não haver Circulação Rodoviária durante a noite.

PM avisa…

O Primeiro-Ministro (PM), Justin Trudeau, afirmava que os manifestantes representam apenas uma “franja” da Sociedade, enquanto os Responsáveis Federais e Provinciais garantiam não poder intervir, dizendo à Polícia o que deve fazer.

Trudeau  continua a não querer usar os Militares neste braço-de-ferro. Ainda assim, garantia que “os Postos Fronteiriços não podem, e não vão, permanecer fechados e que todas as opções estão sobre a mesa”.

Porém, o Governo Central alertava que os Bloqueios, que são ilegais, estão a ter um grande impacto no Comércio, cadeias de fornecimento e Indústria. Com perda colossais para as Economias do Canadá e dos EUA.

Na sexta-feira, um Tribunal de Otava tinha ordenado o fim dos Bloqueios, impondo possíveis multas ou até um ano de prisão aos infractores.

O presidente da Câmara dessa Cidade, Jim Watson, declarou o Estado de Emergência, na semana passada, na Capital, quando centenas de camiões permaneciam frente aos Edifícios do Parlamento.

PUB

PUB

PUB

To Top