O artista e ativista social, Ga DaLomba encontra-se no Sal desde quarta-feira,9, para encontro com jovens e artistas de várias comunidades da ilha, no âmbito do seu projecto “Nunca Experimentar”. Amanhã, sábado, 12, DaLomba vai estar em Terra Boa, por volta das 16 horas e no domingo, parte para uma conversa também com os artistas salenses.
Com ponto de partida no Centro Juvenil em Chã de Matias, o artista, e ativista social, Ga DaLomba iniciou na quarta-feira, 9, mais uma jornada na companhia do seu projecto “Nunca Experimentar”, desta vez, na ilha do Sal.
Após conversa com as crianças e adolescentes desta comunidade, partilhando as suas experiências no mundo na droga e como se livrou “com garra” deste vício, Ga DaLomba seguiu na quinta-feira,10, para a Escola Básica e Secundária Olavo Moniz para abordar o mesmo assunto, exortando os estudantes desta comunidade educativa a “nunca experimentar” o álcool e outras drogas.
Nesta sexta-feira,11, o activista social esteve no Colégio Estadual de Santa Maria para levar a sua mensagem sobre os maus vícios do consumo.
“A ideia é espalhar a mensagem porque esta é uma luta e uma balança desproporcional. Quantas bibliotecas temos em Cabo Verde? Quantos bares e discotecas temos? Quantas ofertas negativas existem? Temos que informar as nossas crianças, esforçar-se cada vez mais, sendo água mole, em pedra dura, tanto que bate, até que fura. Queremos mostrar como é que eu sem garra perdi-me, (falando de mim e de todas outras pessoas que passaram por esta situação) e veio valer a pena a minha recuperação, como uma dádiva”, explicou o artista em entrevista à TCV.
Engajamento de todos
Gá DaLomba diz que por experiência própria quer mostrar aos jovens e adolescentes que “podemos alcançar o que queremos, desde que lutemos”, realçando ainda que esta luta tem que abranger as famílias, a sociedade, as escolas, o Governo e todos – “batendo na mesma tecla acabamos por conseguir vencer esta causa por meio desta luta desigual”.
Amanhã, sábado, 12, DaLomba vai estar em Terra Boa, por volta das 16 horas e no domingo, parte para uma conversa também com os artistas salenses.
“A maior verdade que existe é que atrás dos palcos há muito consumo. Não devia ser mas tem sido. Não vamos generalizar todas as actividades e artistas mas há uma ‘inspiração ilusória’ na mente das pessoas que para ser um artista ou estar inspirado tem que consumir”, afirmou o artista que hoje, “por experiência própria” já não parte do mesmo princípio e quer causar esta mudança aos outros colegas.
“Vamos abordar este assunto, o que não costumamos fazer. Falamos de tudo, menos dos nossos problemas, sobretudo este de consumo de álcool e outras drogas que afecta nem todos, mas muitos artistas”, especificou.
Ga DaLomba está no Sal com “Nunca experimentar” até à próxima segunda-feira, 14, dia em que tem uma palestra agendada para as 15 horas, na Escola primária de Palmeira, abordando a importância de uma vida saudável longe do álcool e outras drogas.