O Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, volta a aconselhar os seus Cidadãos na Ucrânia a deixarem o PaÍs, lembrando que um possível Conflito entre as Forças Norte-Americanas e Russas será uma “Guerra Mundial”.
O chefe de Estado Norte-Americano, Joe Biden – escreve jn.pt -, voltou a emitir um Alerta para os Cidadãos do seu País na Ucrânia. “Os Cidadãos Norte-Americanos devem sair agora”, conclama Biden.
E prossegue: “Não é como se estivéssemos a lidar com uma Organização Terrorista. Estamos a lidar com um dos maiores Exércitos do Mundo. É uma situação muito diferente e as coisas podem enlouquecer rapidamente”.
Questionado sobre quais cenários que podiam levá-lo a enviar Militares para resgatar Norte-Americanos em fuga da Ucrânia, Biden atirou que “não existem”.
“Esta será uma Guerra Mundial quando os Norte-Americanos e a Rússia começarem a atirar uns nos outros”, frisa, remarcando que “estamos num Mundo muito diferente do que já estivemos”.
Alertas
Na quinta-feira, 10, o Departamento de Estado tinha emitido um Aviso de que os EUA “não poderão evacuar cidadãos Norte-Americanos, em caso de Acção Militar Russa, em qualquer lugar da Ucrânia”.
Em caso de Conflito na Ucrânia, o Serviço Consular Regular seria “severamente impactado”, explicava.
Na quarta-feira, a Casa Branca aprovou um Plano do Pentágono, para que os seus Militares destacados na Polónia construam Abrigos Temporários e possam auxiliar Cidadãos Norte-Americanos numa eventual Retirada da Ucrânia, em caso de Invasão pela Rússia.
Este Plano envolveria os mil e 700 Militares que o Chefe de Estado Norte-Americano autorizou que fossem destacados para a Polónia, na semana passada.
Estas Tropas, da 82.ª Divisão Aero-Transportada, não estão autorizadas a entrar na Ucrânia em caso de Conflito, e não há Planos para que participem em Operações de Evacuação Aérea, como as que ocorreram no Afeganistão.
Mas, nos próximos dias, estes Militares vão construir Abrigos, como Tendas e outras Instalações Temporárias, na Fronteira Polaco-Ucraniana.
Avaliação
Segundo uma Avaliação Militar e da Inteligência dos EUA, os Militares Russos podem lançar uma Invasão em grande escala, com tanques, que poderiam chegar à Capital Ucraniana, Kiev, em 48 horas.
Biden realçou, ainda, que se Putin é “tolo o suficiente para entrar, ele é inteligente o suficiente para, de facto, não fazer nada que possa impactar negativamente os Cidadãos Norte-Americanos”.
Questionado se transmitiu essa ideia ao Chefe de Estado Russo, Biden respondeu que “sim”.
A Ucrânia e os seus Aliados Ocidentais acusam a Rússia de ter concentrado dezenas de milhares de Tropas na Fronteira Ucraniana, para invadir, novamente, o País, depois de lhe ter anexado a Península da Crimeia, em 2014.
A Rússia nega qualquer intenção bélica, mas condiciona o desanuviamento da Crise a exigências que diz serem necessárias para garantir a sua segurança, incluindo garantias de que a Ucrânia nunca fará parte da NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte).