PUB

Mundo

Restauração de Mangais: Moçambique e “Blue Forest” materializam maior Projecto de África

O maior Projecto de Reflorestação de Mangais em África foi lançado pelo Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas de Moçambique (MIMAIP), em parceria com a “Blue Forest”, especialista em Reflorestamento de Mangais, com sede nos EAU (Emirados Árabes Unidos).

O Projecto será implementado nas províncias sensíveis à Biodiversidade, notadamente, de Sofala e Zambézia, espalhadas por 185 mil hectares de Florestas de Mangais.

Os parceiros – conta o portal www.blueforest.co -, utilizarão imagens de Satélite de alta resolução, tecnologia LiDAR e dados de tele-detecção para identificar “hotspots”-chave onde a necessidade de restauração é maior. Algoritmos de Inteligência Artificial (IA) serão utilizados para decifrar os dados de Satélite e medição de campo, para personalizar as Actividades de Reflorestamento de uma forma precisa, eficiente e transparente.

Os trabalhos de Reflorestamento serão levados a cabo em colaboração com vários intervenientes que abordam a questão da Restauração de Mangais em Moçambique. Instituições públicas como a Direcção Nacional de Florestas (DINAF) e o Fundo Nacional para o Desenvolvimento Sustentável (FNDS), bem como universidades e ONG (Organizações Não-Governamentais), estarão envolvidos nesta Campanha.

O Projecto será financiado através de Créditos de Carbono, que serão gerados através das Actividades de Reflorestamento e Conservação durante o período de 30 anos desta Parceria. As receitas serão partilhadas entre as partes interessadas locais e nacionais, de acordo com as directrizes estabelecidas pelo FNDS.

O MIMAIP é o Órgão Central do Estado que, de acordo com os princípios, objectivos, prioridades e tarefas definidos pelo Governo de Moçambique – País Lusófono da África Oriental -, dirige, coordena, planifica e assegura a execução de políticas, estratégias e planos de actividade nas áreas do Mar, Águas Interiores e Pescas.

Por seu lado, a “Blue Forest” é um promotor de projectos centrados na Restauração de Mangais Florestais. A Empresa tem como objectivo produzir um impacto positivo e duradouro para as comunidades locais, através da implementação de Projectos de Restauração de Manguezais Florestais. Estes projectos de “Carbono Azul” são financiados através de mecanismos de Crédito de Carbono verificados.

A “Blue Forest” está, actualmente, a desenvolver Projectos de Mangais em sete países, a saber: nos EAU, África e Ásia.

PUB

PUB

PUB

To Top