PUB

Ambiente

Fogo: Alemanha apoia mais de 600 famílias e criadores de gado em dificuldades

O Governo da República Federal da Alemanha, através da sua Embaixada, em Lisboa, Portugal,  atribuiu uma ajuda de 50 mil euros para apoiar projectos de ajuda às famílias e criadores de gado, em dificuldades na ilha do Fogo.

Em nota de imprensa, a Embaixada da Alemanha em Lisboa explicou que esta atribuição foi uma resposta ao apelo lançado pela Associação Fogo Solidário-AFOSOL, para socorrer as famílias mais vulneráveis, sobretudo aquelas que dependem da agricultura e criação de gado, e que foram fustigadas pela falta de chuva.

Através de um mecanismo de apoio, foram disponibilizados meios financeiros para viabilizar a compra de pasto e rações, assim como a compra de animais para abate e posterior distribuição de carne.

Esta iniciativa que beneficiou mais de 600 famílias, directa ou indiretamente na alimentação, visa principalmente preservar algum rendimento familiar garantido pela criação de animais.

Seca recorrente

De relembrar que nos últimos anos, a falta de precipitação nesta região trouxe repercussões muito negativas aos ecossistemas e às atividades socioeconómicas, deixando os foguenses em situação muito precária. Uma situação que estende também às outras ilhas, principalmente às zonas rurais de Santiago e Santo Antão.

Empenhada na coesão social e no fortalecimento dos grupos vulneráveis da Ilha do Fogo, a AFOSOL resolveu lançar pedidos de apoios internacionais para a sobrevivência dos animais e dos criadores da ilha do vulcão, tendo conseguido este apoio com sucesso.

PUB

PUB

PUB

To Top