A Assembleia e a Câmara Municipal de São Salvador do Mundo, em parceria com o Centro de Saúde dos Picos, realizaram por estes dias uma “mega” campanha, e sensibilização, sobre a vacinação contra a covid-19, que resultou na vacinação de mais de 320 pessoas.
Segundo a autarquia local, a campanha porta a porta, em várias localidades do município, decorreu nos dias 20, 21 e 22, com objetivo de sensibilizar as pessoas sobre a importância da vacina contra a covid-19 e a necessidade de todos se vacinarem.
Além de vacinar os adultos, adolescentes e jovens (dos 12 aos 17 anos) com primeira e segunda doses, na ocasião as autoridades municipais, e de saúde, aproveitaram para apelar às pessoas para tomarem a dose de reforço ou terceira dose.
Bons resultados
Os promotores consideraram os resultados alcançados de “extremamente positivos”, uma vez que a média de vacinação anterior era de 10 a 15 pessoas por dia, segundo informações do Centro de Saúde local.
Segundo a Presidente da Assembleia Municipal de São Salvador do Mundo, Elsa Rodrigues, existia uma perceção inicial errada de que as pessoas não queriam vacinar-se.
Entretanto, durante esta campanha, avançou, chegou-se à conclusão de que a razão pela qual as pessoas não se vacinavam prende-se com o facto de muitas famílias viverem em zonas dispersas e distantes do centro de saúde e não querem deslocar-se ao respetivo centro.
Neste sentido, afirmou que esta dinâmica de vacinação porta a porta deve continuar para que o município atinja a média de vacinação a nível nacional.
Santiago Norte continua abaixo da média
Em Santiago Norte, com excepção de São Lourenço dos Órgãos, que lidera a lista dos municípios com maiores taxas de vacinação, Santa Cruz e São Miguel, os demais municípios (Santa Catarina, São Salvador do Mundo e Tarrafal) ainda não atingiram a meta dos 70 por cento (%), ou seja, estão aquém da média nacional.
Para melhorar este quadro, todas as delegacias de saúde em Santiago Norte já têm um calendário de vacinação contra covid-19, que contempla deslocações às várias localidades durante os próximos meses.