A Câmara Municipal da Boa Vista, associações e ONGs reuniram-se esta sexta-feira,21, com os criadores de gado da ilha para solucionar o problema de cães vadios, que estão a acabar com a economia destes criadores. Registo, castração e criação de um canil municipal estão entre as propostas da autarquia.
O vereador João Mendes explicou que a ideia é encontrar uma solução para a problemática de cães vadios, que há vários anos vem afectando a ilha, principalmente os criadores, dizimando os seus gados.
João Mendes avançou ainda que a Câmara Municipal da Boa Vista já tem um plano para resolver esta problemática, mas, para isso, quis ouvir principalmente os criadores de gado, de modo a recolher mais contribuições, tendo em conta que estes são os principais prejudicados.
“O plano da câmara municipal passará pelo registo dos animais, das comunidades e também pela castração, juntamente com as associações”, indicou, avançando que outra solução, futura, será a criação de um canil municipal para os cães que não têm dono.
E para resolver a problemática, avançou o vereador que primeiramente a autarquia local pretende trabalhar com instituições e associações ligadas a esta questão, nomeadamente a Nerina, a comunidade responsável entre outras ONG locais que estão disponíveis em colaborar para juntos apresentarem um plano aos criadores.
C/Inforpress