A taxa de cobertura da população que já tomou a primeira dose da vacina em Cabo Verde ronda os 85%, avançou este fim de semana o ministro da saúde, Arlindo do Rosário, que apelou à adesão das pessoas ao plano de vacinação.
De acordo com Arlindo do Rosário, a taxa de vacinação com a primeira dose a nível nacional situa-se precisamente em 84,9%. O país, assegura, atingiu a meta de 71% da população vacinada, adiantando que a nível dos adolescentes os dados apontam que 46,5% com a primeira dose da vacina.
“Este ritmo de vacinação dos adolescentes irá com certeza aumentar nos próximos dias com a reabertura das aulas e creio que em breve nós teremos uma taxa de vacinação de adolescentes muito mais elevada”, perspectivou o governante, durante um encontro do primeiro-ministro com as forças vivas da região de Santiago Norte, realizado sábado, em Assomada, Santa Catarina, no quadro da campanha de vacinação contra a covid-19.
No entanto, mostrou-se “preocupado” com o baixo nível de vacinação dos adolescentes em Santiago Norte, com uma taxa de vacinação de adolescentes inferior a nível nacional.
Arlindo do Rosário frisou ainda o aumento “exponencial” do número de novos casos com a circulação da variante Ómicron, a nível mundial, e sobre a qual as duas doses de vacina não são muito eficazes.
Daí, reforçou, a necessidade de se avançar com a terceira dose por forma a reforçar os anticorpos e evitar a propagação da doença.
C/ Inforpress