O Presidente da República, José Maria Neves, visita Angola de 9 a 12 de janeiro, naquela que é a sua primeira visita de Estado ao estrangeiro.
A visita é resposta a um convite efectuado pelo homólogo angolano, João Lourenço, que esteve na cerimónia de posse de JMN, em Novembro.
De acordo com o programa da visita, José Maria Neves manterá um encontro com o presidente angolano na segunda-feira, 10 de Janeiro, pelas 11h00, no Palácio Presidencial, seguido de uma declaração conjunta à imprensa.
José Maria Neves será também acolhido ainda na Assembleia Nacional de Angola, numa Sessão Plenária Extraordinária, em alusão à visita do Chefe de Estado cabo-verdiano, a ser realizada na tarde do mesmo dia.
A mesma fonte adianta ainda que durante a sua estada em Angola, o mais alto magistrado da Nação cabo-verdiana terá, ainda, um encontro com a comunidade cabo-verdiana radicada naquele país, além de visitas ao Campus Universitário Dr. António Agostinho Neto e à Escola Nacional da Administração e Políticas Públicas.
Comitiva
Nesta sua primeira visita de Estado, José Maria Neves vai estar acompanhado da ministra de Estado da Defesa Nacional e Coesão Territorial, Janine Lélis, e pela secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Miryan Vieira.
A comitiva será ainda integrada pelos representantes de dois dos três partidos políticos com assento parlamentar, designadamente o PAICV e o MpD, já que a UCID apesar do convite não poderá estar presente nessa missão.
O Chefe de Estado levará ainda na delegação representantes da classe empresarial na região de Barlavento e de Sotavento para cumprimentos de agenda económica.
C/ inforpress