As candidaturas ao “Programa Bolsa de Acesso à Cultura (BA-Cultura)” do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC), para 2022, decorrem até 31 de Janeiro. Podem concorrer escolas particulares, associações ou organizações não-governamentais de cariz artístico-cultural.
A este programa de incentivo e sustentabilidade às pequenas iniciativas nas escolas de ensino artístico podem concorrer escolas particulares, associações ou organizações não-governamentais de cariz artístico-cultural nas áreas de design, artes plásticas, dança, fotografia, música, linguagem corporal ou ligadas às indústrias criativas.
As candidaturas, que se encontram abertas desde 20 de Dezembro, devem ser encaminhadas mediante o preenchimento eletrónico do formulário de candidatura, através da plataforma presente nas páginas do Facebook do Governo de Cabo Verde e do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas.
As condições gerais da candidatura podem ser consultadas nas mesmas redes sociais, ou ainda de forma presencial no Palácio da Cultura Ildo Lobo, Platô, cidade da Praia, nos dias e horas normais de funcionamento.
Os resultados de seleção serão anunciados após a análise das candidaturas pela comissão de apreciação nos termos do artigo 3º do regulamento do concurso.
O “Programa Bolsa de Acesso à Cultura (BA-Cultura)” tem por objetivo “garantir que a população com menos recursos não fique excluída da ‘fruição da arte’ e dar a sustentabilidade às pequenas iniciativas nas escolas de ensino artístico, financiando as propinas dos alunos que são de famílias com baixo poder económico, para frequência de aulas de iniciação artística”.
Em 2019, esse programa ganhou reconhecimento internacional, tendo recebido um reforço de mais 15 mil contos, através da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).