PUB

São Vicente

Mindelo: Movimento para o Desenvolvimento de São Vicente pede o cancelamento da Festa de Fim de Ano na Rua de Lisboa

O Movimento para o Desenvolvimento de São Vicente (MDSV) diz ser contra a realização da Festa de Fim de Ano na Rua de Lisboa, em Mindelo, devido ao novo contexto actual da pandemia e apela ao cancelamento da referida actividade por parte da Câmara Municipal.

 “Não só a Organização Mundial da Saúde como as autoridades nacionais desaconselham esse tipo de eventos. Insistir nessa festa é desautorizar e fragilizar as Autoridades Sanitárias, prejudicar a luta contra a Covid-19 e dificultar a retoma económica”, justificou o MDSV em comunicado de imprensa.

Baseando-se em leis e normas da saúde pública, este movimento local diz que a Câmara Municipal de São Vicente, permitindo a realização da festa de fim de ano no dia 31, não estará a colaborar com as autoridades sanitárias.

 “Diz a Lei nº134/IV/95, no seu artº31º, alínea b) que é da atribuição do Município a promoção e controlo da aplicação de normas de saúde e higiene públicas dimanadas das Autoridades Sanitárias pelo que os Órgãos de gestão municipal têm o dever institucional de colaborar com as referidas autoridades. Mas, na prática a Câmara Municipal não está a colaborar, promovendo o licenciamento de festas até às 6h00 de manhã, nesta cidade sem o devido controlo sanitário”.

O MDSV diz esperar “o bom senso” dos vereadores e “sentido de responsabilidade institucional” para o cancelamento deste evento, tendo em conta que “esta crise exige a colaboração consciente de cada um de nós”.

“Não se pode ignorar que a nova variante Omicron está a causar uma grande preocupação na Europa pelo seu elevado grau de transmissibilidade pelo que não se pode baixar a guarda”, lembra.

PUB

PUB

PUB

To Top