Edna Monteiro é assistente administrativo, mas a sua verdadeira paixão é uma bola de futebol, um campo relvado e um jogo para disputar. Esta jovem de 25 anos, residente na Achadinha Pires, é o médio defensivo do Seven Stars na modalidade de futebol feminino, há sete anos.
Tudo começou quando Edna Monteiro frequentava ainda o ensino primário e, por gostar de jogar futebol com os colegas rapazes, foi incentivada pelo seu professor à prática efectiva dessa modalidade.
Desde os seus 17 anos, Edna passou a participar em competições federadas e actualmente segue uma rotina de treinos para desenvolver as suas habilidades técnicas no Seven Stars, equipa que se tornou a sua segunda família.
“Receberam-me de portas abertas e a equipa tornou-se a minha segunda família. Para além da minha formação como atleta, pude desenvolver a minha personalidade para melhor e juntos tivemos muitas vitórias”, diz.
Vitórias estas que Edna Monteiro elenca com muito orgulho, considerando que participou de campeonatos regionais e nacionais, taças, super-taças e a nível internacional na Champions League Africana e no torneio West African Football Union (WAFU), na Serra Leoa em 2020, pela selecção.
“A vitória mais prazerosa foi frente ao Lana FC, na final do campeonato nacional de 2019, na ilha do Sal. Foi um época em que a equipa trabalhou de forma dura e focada em todos os objectivos que deviam ser alcançadas e conseguimos alcançar todos sem exceção”.
Nesta senda, Edna Monteiro diz que não foi fácil obter estas vitórias, porquanto uma das dificuldades é precisamente o equilíbrio dos diversos papéis que ela tem no seu quotidiano para serem conciliados com a vida desportiva.
“Não dedicamos apenas aos treinos, temos que conciliar o nosso amor pelo desporto em paralelo com outras ocupações e profissões que ocupam maioritariamente o nosso dia”.
Falando particularmente do futebol feminino, Edna assegura que a maior dificuldade “é o reconhecimento por todo o esforço que fazemos para podermos praticar a modalidade e os incentivos à prática do futebol feminino são quase inexistentes”.
A mesma recorda, por outro lado, uma derrota nas meias finais do nacional da época 2017/2018 onde perderam com o Lana FC, na ilha da Boa Vista, tirando assim a lição de que é preciso estar preparado para vencer e perder em qualquer partida, por isso aconselha outras jovens do futebol femenino a ter determinação, disciplna e nunca desistirem dessa paixão pela bola.
Vitórias
Campeonato regional e nacional Seven Stars época 2014/2015
Campeonato nacional Seven Stars época 2015/2016
Campeonato regional Seven Stars 2016/2017
Campeonato regional Seven Stars época 2017/2018
Campeonato regional e nacional pelo Seven Stars época 2018/2019
Quarta classificação no torneio internacional WAFU
Quarta classificação na primeira edição da Champions League Africana em futebol feminino.
Por: Tiana Silva
Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 745, de 09 de Dezembro de 2021