Cabo Verde assinala hoje 10 anos do falecimento de Cesária Évora, a cantora que, de pés descalços, levou a bandeira de Cabo Verde aos quatro cantos do mundo, na companhia da Morna. Artistas, entidades públicas e privadas, pessoas singulares e admiradores rendem-se em homenagem a Cize com diversas actividades e mensagens nas redes sociais, após uma década do seu desaparecimento físico.
Foi precisamente a 17 de dezembro de 2011 que faleceu a cantora cabo-verdiana Cesária Évora, três meses depois de anunciar o fim de uma carreira de mais de cinquenta anos.
Cize foi a diva dos pés descalços, embaixadora da Morna, a rainha, entre as rainhas, da música cabo-verdiana. Nas suas andanças pelo mundo, conquistam admiradores por onde passou.
Cize é relembrada nos quatro cantos do mundo, a cada canto de “Sodade”, a sua interpretação mais célebre, de entre os 24 discos editados ao longo da carreira.
Lembrar Cize
Hoje, 10 anos após o seu desaparecimento físico, continua a ser lembrada com muita “sodade”, com frases de admiração e agradecimentos, sobretudo por parte dos artistas nas redes sociais.
Por outro lado, o país e a diáspora renderam-se em singelas homenagens, com diversas actividades para assinalar a data.
Na terra de Cize, Mindelo, as actividades em diversas áreas iniciaram no passado dia 12, e ontem, 16, dezenas de pessoas percorreram as artérias da cidade cantando as músicas mais emblemáticas gravadas por ela.
Em Tarrafal de Santiago a autarquia resolveu assinalar a data com a atividade “Kanta Cesária” na praça central da cidade.
Diáspora
Em Portugal, para além da homenagem no Coliseu dos Recreios, o Centro Cultural de Cabo Verde assinala a data com o concerto “Samba de Cesária e Celina” de tributo a Cesária Évora e Celina Pereira, com Udi Fagundes e Carla Correia.
Com um breve texto, a comunidade cabo-verdiana em Itália que diz ter beneficiado da Cize “como cantora e como mulher generosa” também lembrou, reviveu, agradeceu e manifestou todo o seu amor e gratidão por ela.
Fora das actividades culturais, a revista Nosagenda lança nesta sexta-feira,17, a sua terceira edição em homenagem à Cesária Évora e seus bastidores.